TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  6/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA TURMA 114.1

GRÁFICO E LINEARIZAÇÃO – ATIVIDADE 1

04/06/2021

RESUMO

O relatório a seguir discorre acerca da análise e interpretação de  informações em diversas formas de gráfico, por meio da construção de uma reta  média.

OBJETIVOS

Construir gráficos a partir de informações contidas em tabelas. Também  encontrar suas retas médias, assim, conseguindo obter os coeficientes  angulares e lineares das retas.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Como forma de apresentação de dados, principalmente numéricos, a  construção de gráficos é uma técnica utilizada por diversas áreas do  conhecimento, indo muito além de aspectos matemáticos.

A partir da construção imagética de informações numéricas, os gráficos  possuem grande importância, devido a sua facilidade de interpretação e de  entendimento do que está sendo mostrado ao leitor.

Sendo assim, após diversos experimentos, em que muitos de seus dados  obtidos não crescem de forma constante, ou, em muitos casos, possuem  incerteza em sua medição, cientistas e pesquisadores desenvolverem o  conceito de Reta Média.  

Em tal preceito, após a obtenção de dados experimentais e a construção  de um gráfico, torna-se necessário a seleção de dois pontos fixos dentro do  chamado Limite Experimental, para a construção de uma reta.

Para isso, torna-se necessário o cálculo do coeficiente angular (m) da reta,  obtido pela divisão da variação das coordenadas y e x de dois pontos  quaisquer do gráfico.

[pic 1][pic 2]

MATERIAL UTILIZADO

Os materiais utilizados no experimento se incluem:

Folhas milimetradas;

Calculadora;

Lápis;

Régua;

Scanner;

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente foram feitas análises dos dados contidos nas duas tabelas  fornecidas, para a passagem dos dados em gráficos, feitos em folhas  milimetradas. Após a realização dos gráficos, foram traçadas as retas médias,  ambas utilizando o mesmo método, ligando os pontos do primeiro e último  resultado.

No gráfico da força em função do comprimento, foram usados os pontos  P(5,0; 17,61) e Q(0,5; 1,7) para traçar a reta média, e também para descobrir o  coeficiente angular da reta. Com esse coeficiente e os pontos P e Q, definiu-se a equação da reta do primeiro gráfico.

Finalmente com a equação da reta definida, realizou-se o cálculo do  coeficiente linear da reta.  

No gráfico da energia em relação ao comprimento, o procedimento foi  semelhante. Usando os pontos C(0,5; 7,3) e D(5; 73,5), foram definidos a reta  média e o coeficiente angular da mesma. Com ambos coeficiente e pontos C e  D, definiu-se a equação da reta do segundo gráfico.

Assim, utilizando-se da equação da reta, foi realizado o cálculo do  coeficiente linear da reta.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

[pic 3]

Os coeficientes angular e linear da reta média são respectivamente 3,53  e -0,065. A equação da reta é y = 3,53x – 0,065. A contas realizadas para a  obtenção desses resultados se encontram no Apêndice 1.

[pic 4]

Os coeficientes angular e linear da reta média são respectivamente 14,71 e -0,055. A equação da reta é y = 14,71x – 0,055. Os cálculos feitos para chegar  nesses resultados estão no Apêndice 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (560 Kb)   docx (534.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com