TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS VIRTUAIS NO ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA: VIVENCIANDO OS DESAFIOS DA PESQUISA

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS VIRTUAIS NO ENSINO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA: VIVENCIANDO OS DESAFIOS DA PESQUISA

Rômullo de Oliveira Pires 075036279-05

Lucia Campos Pellanda 628314700-30

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA

Introdução: A produção de conhecimento científico no meio acadêmico é de grande importância para complementar o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento da medicina baseada em evidências. A inserção do acadêmico no meio científico desde o inicio do curso proporciona experiência quanto a essas formas de publicação e divulgação do conhecimento produzido. Todavia, para uma produção científica de qualidade é necessário também que os acadêmicos tenham um entendimento claro acerca dos métodos e delineamentos para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Objetivos: Desenvolver, para diferentes cursos de graduação em Ciências da Saúde, material didático virtual, em especial vídeo-aulas, que aborde a metodologia científica. Visando através de novas técnicas de ensino e aprendizagem revisar e aprofundar os conteúdos lecionados em aula teórica. Além de introduzir os acadêmicos no meio científico através da prática de tais conhecimentos pela produção, apresentação e publicação de pesquisas em eventos científicos.

Metodologia: Desenvolver material didático através de recursos virtuais, especialmente em formato de vídeo-aulas, acerca de temas em metodologia científica, como por exemplo as formas de publicação e apresentação de conhecimento científico em eventos, além de assuntos teóricos vistos em sala de aula e que os discentes apresentem dificuldade. Avaliar a efetividade das novas ferramentas de ensino desenvolvidas através de questionário para feed-back dos alunos e orientar os acadêmicos na elaboração de resumo, pôster e apresentação de projeto científico desenvolvido na disciplina.

Resultados e Conclusões: Parte dos alunos demonstrou um forte interesse em pesquisa, procurando participar da proposta de apresentação do projeto final no Salão de iniciação Científica do ICFUC. A comissão avaliadora deu destaque a qualidade técnica dos trabalhos, desde a parte metodológica e estrutural, como também da apresentação oral. Portando, observa-se que a utilização dos recursos virtuais refletiu positivamente no interesse e aproveitamento mesmo que apenas de parte dos alunos das disciplinas abordadas.

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

 

Modalidade

APRESENTADOR DE TRABALHOS

Código

2015DWOMUY

Senha de Acesso

RDPZ20KO

 

http://www.mostraufcspa.com.br/2015/trabalhos/

 

Nome

RÔMULLO DE OLIVEIRA PIRES

Nome Crachá

RÔMULLO PIRES

CPF

075.036.279-05

Sexo

MASCULINO

Data de Nasc.

12/08/1990

e-mail

piresromullo@gmail.com

Tipo

Estudante

 

Medicina

Data da Inscrição

26/08/2015 16:48

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (713.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com