TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DOS ENSAIOS DE AGLOMERANTES PARA ARGAMASSAS E CONCRETOS

Por:   •  5/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

GUILHERME ANTONIO ARCARI
JONATHAN DA COSTA BORGES

MAURI DA LUZ MAGNAGUAGNO

RELATÓRIO DOS ENSAIOS DE AGLOMERANTES

PARA ARGAMASSAS E CONCRETOS

Bento Gonçalves, 07 de junho de 2016.

GUILHERME ANTONIO ARCARI
JONATHAN DA COSTA BORGES

MAURI DA LUZ MAGNAGUAGNO

RELATÓRIO DOS ENSAIOS DE AGLOMERANTES PARA ARGAMASSAS E CONCRETOS

Relatório Técnico sobre os ensaios realizados em aglomerantes para argamassa e concretos, pelo Curso de Engenharia Civil da Universidade de Caxias do Sul.

Orientador: Prof. Vinício Cecconello

Bento Gonçalves
2016


SUMÁRIO:

 

INTRODUÇÃO ....................................................................................................................04 OBJETIVO ...........................................................................................................................05 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. FINURA DO CIMENTO  

1.1 – NORMA DE REFERENCIA .........................................................................................06 1.2 – IMPORTÂNCIA...........................................................................................................06 1.3 - METODOS DE ENSAIO ...............................................................................................06 1.4 – RESULTADOS ............................................................................................................06 1.5 - ANÁLISE DOS RESULTADOS .......................................................................................07 2.RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO  

2.1 – NORMA DE REFERÊNCIA ..........................................................................................07 2.2 – IMPORTÂNCIA ..........................................................................................................07 2.3 - METODOS DE ENSAIO ...............................................................................................07 2.4 – RESULTADOS .............................................................................................................08 3. MASSA ESPECÍFICA

3.1 – NORMA DE REFERENCIA ..........................................................................................09 3.2 – IMPORTÂNCIA .........................................................................................................09 3.3 - METODOS DE ENSAIO ...............................................................................................09 3.4 – RESULTADOS .............................................................................................................09 3.5 - ANÁLISE DOS RESULTADOS ....................................................................................... 09 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................................10 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA .............................................................................................11


INTRODUÇÃO

Este ensaio foi realizado no laboratório de materiais de construção civil da UCS CARVI, supervisionado pelo Prof. Vinício Cecconello, com o intuito de determinar a finura do cimento, sua resistência à compressão e determinação da massa específica.

São várias as propriedades do cimento, considerando a composição desse aglomerante hidráulico que é tão vastamente utilizado na construção civil, existe entre as diversas características desse material, a finura do cimento, que influencia a sua reação com água. Geralmente, quanto mais fino o cimento, mais rápido ele reagirá. Para uma dada composição, a taxa de reatividade e, portanto, de desenvolvimento da resistência, pode ser aumentada através de uma moagem mais fina do cimento; porém, o custo da moagem e o calor de liberado na hidratação estabelecem alguns limites para a finura. Uma dosagem correta possibilidade conseguir resistências maiores a compressão. Por tudo isso, se faz necessário o conhecimento dessas propriedade do cimento, podendo assim ter um maior controle sobre o dimensionamento de argamassas e concretos.

OBJETIVO:

Determinar a finura do cimento, seguindo as orientações da norma técnica ABNT NBR 11579, a qual prescreve o método de ensaio para a determinação da finura do cimento com emprego da peneira nº 200, pelos procedimentos manuais e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75µm (fração retida). Confecção de argamassa e moldagem de corpos de prova para posterior verificação de resistência a compressão e calcular a massa específica do cimento Portland.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1 – FINURA DO CIMENTO

  1. – NORMA DE REFERENCIA:

ABNT NBR 11579

Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação da finura de cimento Portland com o emprego da peneira 75 µm (nº 200), pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 µm (fração retida).

1.2 - IMPORTÂNCIA:

A finura do cimento pode ser um indicativo da qualidade e validade do mesmo. Cimento mal armazenado tende a tornando-se impróprio para o uso. Além disso, a finura está diretamente relacionada ao poder de reação do cimento com a água.

  1. - METODO DE ENSAIO:

Para obter-se um resultado mais próximo possível da porção total, tomou-se 3 amostras de massa igual a 50g. Procedeu-se com o agitamento manual por cerca de 5 minutos para cada amostra. Por fim pesadas as massas retidas na peneira nº 200 e no fundo obteve-se o módulo de finura usando-se a seguinte fórmula:

F: RC/Mx100

Sendo:        R – Resíduo na peneira

        C – Fator de correção=0,95

        m – massa total

  1. - RESULTADOS:

Tipo de

amostra 

Finura do cimento na peneira ABNT nº 200(NBR 11579)

Peso amostra (g)

Peso retido (g)

% retida

 Fator de

correção

Finura (%)

50

9

18

0,95

17,1

50

11

22

0,95

20,9

50

9

18

0,95

17,1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (472.5 Kb)   docx (247.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com