TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio QUÍMICA DO CONCRETO

Por:   •  4/9/2015  •  Ensaio  •  3.521 Palavras (15 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Renato Lima Sousa EC

Tarcio Jubertoni dos Santos EE

Vinicius Rocha e Silva EE

Wadson Sanderson Pinheiro Cezar EC

QUÍMICA DO CONCRETO

Palmas

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Renato Lima Sousa EC

Tarcio Jubertoni dos Santos EE

Vinicius Rocha e Silva EE

Wadson Sanderson Pinheiro Cezar EC

QUÍMICA DO CONCRETO

Trabalho apresentado à disciplina de Princípios Experimentais de Química, para ganho parcial de nota nos cursos de graduação de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins.

Professor: Adão Montel

Palmas

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................03

2 TIPOS DE CIMENTO.........................................................................................................05

3 COMPOSIÇÃO....................................................................................................................10

4 TEOR DE MAGNÉSIO.........................,.............................................................................11

5 COMPLEXOMETRIA........................................................................................................13

6 CONCLUSÃO......................................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................16



INTRODUÇÃO

O concreto é considerados umas das invenções mais revolucionárias da história da humanidade, pois proporcionou a construção de basicamente todas as estruturas que conhecemos atualmente, suas propriedades físico – químicas são ideais para transformar o concreto em aglomerante, proporcionando resistência e durabilidade nas edificações.

Os primeiros materiais utilizados nas construções antigas foram a pedra bruta natural e a madeira, por serem abundantes e acessíveis na natureza. Os metais e o concreto só começaram a ser utilizados nas construções séculos mais tarde. O material considerado ideal nas construções é aquele que apresenta tanto a qualidade de resistência como a durabilidade. A pedra possui resistência à compressão e durabilidade bastante elevadas, porém, tem pouca resistência à tração. A madeira tem resistência razoável, mas sua durabilidade é limitada. Os metais como o ferro e o aço têm resistência elevada, mas sua durabilidade também é limitada devido à corrosão que podem sofrer.

O concreto surgiu em virtude da necessidade de juntar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens de que material composto pode assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido sob uma camada de concreto para evitar a sua corrosão.

Os materiais de construção produzidos à base de cimento, chamados de “materiais cimentícios”, podem ser considerados os materiais mais importantes produzidos pelo homem, pois possibilitou construir as edificações e todas as principais obras necessárias para uma vida confortável, como habitações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, palácios, entre vários outros tipos de construção.

A abundância das matérias primas em praticamente todas as regiões, junto à sua grande versatilidade para aplicação nas mais diversas formas, foram as principais razões para o seu desenvolvimento, desde os tempos primórdios até a atualidade.

Na Idade Antiga foram os romanos que mais se destacaram na utilização dos concretos e argamassas, o que lhes possibilitou criar amplos espaços em forma de arco, abóbadas e cúpulas, de dimensões antes nunca registradas. Juntando o concreto da época com tijolos de argila, pedra e outros materiais naturais, conseguiram produzir obras magníficas, inéditas até aquele período, que acarretaram em um grande desenvolvimento e revolucionaram a arquitetura da época.

Como exemplos mais marcantes de construções romanas que aplicaram o concreto existente na época podem ser citados o Panteão e o Coliseu. O Panteão foi construído em 27 a.C com concretos de diferentes materiais, em forma de abóbada de concreto com diâmetro de 43,3 m. O Coliseu foi construído entre 69 e 79 d.C., sendo a maior maior obra construída pelo homem durante vários séculos.

TIPOS DE CIMENTO

Existem diversos tipos de cimento, sendo o Cimento Portland o mais conhecido e utilizado no mundo. O nome Portland foi dado em 1824 pelo químico britânico Joseph Aspdin em homenagem à ilha britânica de Portland, no condado de Dorset. Entre os cimentos Portland, existem várias subdivisões, específicas para cada tipo de uso. São eles:

  • CP I – Cimento portland comum
  • CP I-S – Cimento portland comum com adição
  • CP II-E– Cimento portland composto com escória
  • CP II-Z – Cimento portland composto com pozolana
  • CP II-F – Cimento portland composto com fíler
  • CP III – Cimento portland de alto-forno
  • CP IV – Cimento portland Pozolânico
  • CP V-ARI – Cimento portland de alta resistência inicial
  • RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos
  • BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação
  • CPB – Cimento Portland Branco

Cimento Portland comum (CP-I)

O CP-I, é o tipo mais básico de cimento Portland, indicado para o uso em construções que não requeiram condições especiais e não apresentem ambientes desfavoráveis como exposição à águas subterrâneas, esgotos, água do mar ou qualquer outro meio com presença de sulfatos. A única adição presente no CP-I é o gesso (cerca de 3%, que também está presente nos demais tipos de cimento Portland). O gesso atua como um retardador de pega, evitando a reação imediata da hidratação do cimento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5732.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (581.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com