TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: EFEITO CHICOTE E O BEER GAME

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE MATERIAIS

ALINE BELTRÃO

IARA DE OLIVEIRA

JOSÉ CLÁUDIO

MURILO GALIZA

RICARDO WILLIAM

RELATÓRIO: EFEITO CHICOTE E O BEER GAME

                                   

   

  BELÉM - PA

2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE MATERIAIS

ALINE BELTRÃO

IARA DE OLIVEIRA

JOSÉ CLÁUDIO

MURILO GALIZA

RICARDO WILLIAM

RELATÓRIO: EFEITO CHICOTE E O BEER GAME

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Gerenciamento de Materiais no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade do Estado do Pará.

Prof. Cláudio Serra

BELÉM – PA

2014

RESUMO

O presente relatório apresenta uma revisão bibliográfica sobre a amplificação da demanda cadeia de suprimentos, o efeito chicote (Bullwhip effect), do consumidor final até o primeiro estágio da cadeia. Bem como, demonstrar esse efeito dentro da cadeia de suprimento por meio de um jogo empresarial denominado Beer Game, o qual permite simular um sistema simples de produção e de distribuição. Serão analisadas as suas principais causas e consequências, e apresentadas algumas propostas para amenizar este efeito, tais como: conhecimento da demanda final, redução da variabilidade e do lead time, diminuição do número de estágios na cadeia e a formação de alianças estratégicas.

Palavras chave: efeito chicote (bullwhip effect), cadeia de suprimentos, demanda.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 EFEITO CHICOTE        

2.2 O BEER GAME E O EFEITO CHICOTE        

2.3 CAUSAS DO EFEITO CHICOTE        

2.4        CONSEQUENCIAS DO EFEITO CHICOTE        

3.        OBJETIVO        

4.        METODOLOGIA        

5.        ANÁLISE DE RESULTADOS        

6.        CONCLUSÃO        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

O desempenho logístico tem, atualmente, forte influência sobre o desempenho financeiro de empresas industriais e comerciais. Com o seu desenvolvimento, em conjunto com o advento da Tecnologia da Informação – TI, dentre outros fatores, surge à possibilidade de uma cadeia de suprimentos gerenciada, ou como é chamada no contexto atual, Supply Chain Management – SCM.

Um dos problemas estudados e enfrentados por uma SCM é o efeito chicote. Esse efeito é a variação ou a impossibilidade de alinhamento da demanda à oferta. Ballou (1993, p. XX) já afirmava que o grande desafio da logística é diminuir o hiato existente entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde eles quiserem, e na condição física que desejarem.

Em outras palavras, o efeito chicote é o resultado de uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, por diversos motivos, entre elas a incapacidade de prever a demanda dos clientes, e que se propaga por todas as empresas da cadeia, influenciando os níveis de estoques, os tamanhos dos pedidos e a produtividade.

O Bullwhip Efect, como é conhecido esse efeito na literatura internacional foi inicialmente apresentado por FORRESTER (1958). Apesar do nome utilizado não ter sido o mesmo, a situação era semelhante e até considerada normal para os gestores da época. Era, simplesmente, um mal necessário para o qual era necessário pagar certo preço.

É difícil identificar se o conceito de SCM tem como um de seus objetivos combater esse fenômeno ou foi através da SCM que ele foi identificado e que suas causas começaram a ser estudadas. O que é importante é o fato de que esse fenômeno causa prejuízos às empresas, uma vez que ocorre sobre a expectativa de demanda, o que influencia toda a estrutura das empresas da cadeia.

Para que seja possível alcançar alta eficiência na cadeia de suprimentos é necessário que sejam identificadas as forças e fatores que modelam o comportamento das empresas e suas interações com os participantes de sua cadeia. Uma vez que a falta de harmonia na cadeia é um dos responsáveis pelo surgimento do efeito chicote, é necessário desenvolver ações que reduzam ou eliminem seus reflexos.

Dessa Forma, este relatório visa demonstrar o Efeito Chicote dentro da cadeia de suprimento, por meio de um jogo empresarial - o jogo da cerveja, o qual permite demonstrar em cada elo, por meio de uma simulação de um sistema simples de produção e distribuição, o aumento do nível do estoque devido à distorção da informação da demanda.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 EFEITO CHICOTE

Segundo Lee, Padmanabhan e Whang (1997); Metters (1997) efeito chicote é um fenômeno derivado da maior variação das ordens de compra comparadas às ordens de vendas, de tal modo que, existe uma distorção amplificada entre a demanda real e a informada à medida que esta informação segue a montante da cadeia de suprimento. Este fenômeno pode ser melhor entendido na figura 1, que ilustra a maior variabilidade da demanda nos elos da cadeia localizados mais a jusante (k+2), comparativamente aos elos localizados mais a montante da cadeia (k-1) indicando que o efeito de amplificação acomete o fluxo da demanda quando este segue a jusante da cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (761.6 Kb)   docx (557.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com