TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO EXECUTIVO GERAL DE ANÁLISE DE DADOS PESAGEM E VARRIÇÃO

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 11

GABRIELA GARCIA DE SIQUEIRA 13/0111821[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO EXECUTIVO GERAL DE ANÁLISE DE DADOS PESAGEM E VARRIÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado aos professores da Engenharia de Produção da Universidade de Brasília e para o principal cliente, Paulo Celso representando o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal.


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo sintetizar as análises do banco de dados de entulho e de varrição mostrando a principais tarefas e resultados feitos pelos grupos. Além disso, descreve como foi o desenvolvimento do trabalho dede a divisão dos grupos até a apresentação.

Palavras-chaves: Serviço de Limpeza Urbana, Pesagem, Varrição, Entulho.


LISTA DE TABELA

Tabela 1 - Grupos de pesagem        10

Tabela 2 - Grupos de varrição        13


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        MÉTODO DE PESQUISA        6

3        PESAGEM        6

3.1        ANÁLISE DA QUALIDADE DO BANCO DE DADOS DE ENTULHO        6

3.2        ANÁLISE DO TEMA DE PESAGEM        9

4        VARRIÇÃO        10

4.1 ANÁLISE DA QUALIDADE DO BANCO DE DADOS DE VARRIÇÃO        10

4.2        ANÁLISE DO TEMA DE VARRIÇÃO        12

5        CONCLUSÕES        13


  1. INTRODUÇÃO

         

                Este projeto foi realizado pela turma 2015/1 de projeto de pesquisa 1 da Engenharia de Produção da Universidade de Brasília por uma demanda do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal. A turma foi dividida em dois principais grupos de temas diferentes, varrição e pesagem. Assim cada grupo de tema, na qual contem em volta de 30 pessoas, foi dividido em grupos menores de 4 a 5 pessoas com pelo menos uma pessoa que já tenha feito probabilidade e estatística e pelo menos uma pessoa que estejam cursando Introdução a metodologia de pesquisa em engenharia de produção de forma que cada grupo terá um apoio didático nessas duas áreas. Com os grupos divididos, cada pequeno grupo escolheu um líder, e entre eles, um líder geral do tema para facilitar a comunicação entre todos os grupos.

 As pessoas do tema de pesagem foram divididas em 6 grupos menores de 4 a 5 pessoas, cujo estes grupos menores possuíam pelo menos um integrante que já realizou a matéria de Probabilidade e Estatística e pelo menos um integrante que estava fazendo a matéria Introdução a metodologia de pesquisa em Engenharia de Produção de tal forma que cada grupo tenha um apoio maior nestas duas áreas.

                O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem uma grande responsabilidade no Distrito federal de manter a ordem a limpeza das regiões administrativas. O controle de entrada e saídas do lixão é de grande interesse para o SLU para a gestão de conhecimento sobre os resíduos sólidos do Distrito Federal e para futuros avanços tecnológicos, como a transformação do lixão para um aterro sanitário.

A varrição do distrito federal também é de responsabilidade do SLU e é realizado por duas empresas principais, Valor Ambiental e Sustentare. Os projetos apresentados visam analisar o banco de dados qualitativamente e estatisticamente para prover dados que possam dinamizar a gestão do SLU, alinhando seus resultados com as metas e desafios da instituição, publicados no seu Relatório Diagnóstico de Resíduos Sólidos de 2014.

                

                A seguinte pesquisa toma como base o banco de dados do SLU do processo de pesagem de entrada de caminhão de entulho no Lixão do Joquéi localizado no Distrito Federal, já que este tem um grande valor ambiental de mercado.

                Primeiramente foi feita a análise da qualidade do banco de dados original do SLU de entulho no Distrito Federal por cada grupo de pesagem e em seguida, uma padronização para facilitar as futuras analises. Assim que a padronização foi feita, cada grupo definiu suas respectivas analises. As análises feitas foram as seguintes:         

  1. MÉTODO DE PESQUISA

                

                O tema de pesagem e de varrição usa como base banco de dados disponibilizado pelo SLU sobre, sendo então uma pesquisa analítica. Com isso, conclusões e sugestões de melhoria foram levantadas e a análise da qualidade do banco de dados originais também foi feita com base em teorias de qualidade de banco de dados do DataFlux, empresa de excelência em gestão de dados.

  1. PESAGEM

  1. ANÁLISE DA QUALIDADE DO BANCO DE DADOS DE ENTULHO

Para podermos analisar a qualidade do banco de dados que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) forneceu, é necessário que primeiro observamos o processo que gera este banco de dados para podermos estabelecer expectativas dos dados e avaliar os seis aspectos definidos pelo DataFlux em seu livro, Observing Data Quality Service Level Agreements.

Observamos o processo de pesagem do lixo na visita ao Lixão, da seguinte forma, caminhões entravam com o lixo sobre uma balança na qual mede seu peso e o expõe em um aparelho. O funcionário do SLU da pesagem digita a placa do caminhão além de outras informações como tipo de lixo e de onde vem o lixo e o peso. Assim, o caminhão entra no lixão, despeja o lixo e retorna a mesma balança. Na segunda vez na balança, o funcionário digita a placa novamente e imprime um recibo com informações do tipo horário de entrada e saída, placa, tipo de lixão, origem do lixo, peso de entrada e de saída e peso liquido. Assim, após 24 horas, outro funcionário do SLU recole todos os recibos acumulados, e passa algumas informações de cada recibo para um banco de dados digitalizado, na qual este temos acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com