TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA WMS: UM ESTUDO DO PONTO DE VISTA OPERACIONAL DE UM ARMAZÉM GERAL, BASEADO EM DADOS DA EMPRESA INTERCOMM LOGÍSTICA S/A

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORT NCIA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA WMS: UM ESTUDO DO PONTO DE VISTA OPERACIONAL DE UM ARMAZÉM GERAL, BASEADO EM DADOS DA EMPRESA INTERCOMM LOGISTICA S/A

João Fernando Costa Júnior

Fabio Augusto Goltara

RESUMO

Este trabalho apresenta uma pesquisa conduzida em uma empresa de logística que exerce suas atividades em regime de filial e armazém geral, apontando o impacto da implementação de um sistema de gerenciamento de armazém, apresentado pela sigla WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM), cujo objetivo é automatizar os processos logístico-operacionais, este estudo permitirá uma análise positiva e negativa no processo de implantação de um novo sistema de informação.

Palavras-chave: WMS, sistema de informação, operacional, implantação.

1 INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação e as mudanças tecnológicas de informação apresentam um diferencial, apresentado por organizações que não querem ser apenas mais uma neste vasto mercado tão competitivo.

O sistema de informação WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM), permite que uma organização cujo ramo seja direcionado a área de logística esteja um passo à frente das concorrentes, oferecendo um serviço baseado em dados, que na maioria das vezes estão vinculados a relatórios extraídos em realtime.

No setor operacional de um armazém logístico, o WMS tem uma importância ainda maior, pois é ele quem direciona, otimiza, segrega, mapeia, importa dados e arquivos para integração para o sistema ERP (fiscal), distribui as tarefas, onde permite que todo processo operacional funcione de forma automatizada sem a interferência humana, ou seja, a integração das informações de dados funciona de forma em que o colaborador não tenha a obrigação ficar transmitindo informações de forma verbal ou até mesmo utilizando folhas de papel.

O meio de comunicação do sistema de informação WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM) com o colaborador que está executando alguma tarefa dentro do setor operacional, é representado por um hardware que pode ser chamado coletor de dados ou palmtop.

Na visão do gestor o WMS facilita o controle dos processos, onde de certa forma facilita a tomada de decisão, tendo em vista a facilidade e praticidade ao acesso de informações acontecendo naquele momento.

Fazendo uma breve avaliação de todos os fatores positivos citados, a implantação de um sistema de informação não é simples, pelo contrário, estudos feitos através de dados da empresa INTERCOMM LOGISTICA S/A, apontam que a rotatividade de pessoas após a implantação do WMS gira em torno de 50%, devido às mudanças de caráter obrigatório que os colaboradores devem aceitar na íntegra.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. LOGÍSTICA: CONCEITOS E OBJETIVOS

A logística sempre foi atividade essencial na economia e na história da humanidade, deu início nas primeiras guerras onde era necessário o envio de suprimentos para os campos de batalha, porém somente nos últimos anos tenha se tornado estrategicamente visível e indispensável aos olhos das organizações. Logística é o processo de gerenciamento estratégico do fluxo de materiais e produtos acabados de uma empresa, com o objetivo de obter benefícios nas tarefas por ele desenvolvidas (DORNIER, 2000). De acordo com BALLOU (1993);

A logística estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes, através de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem, que visam facilitar o fluxo de produtos.

Uma terceira definição extraída da literatura é a de Bowersox e Closs (2011) que preconiza que a logística é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

2.2. SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉM: TIPOLOGIA

Um sistema de armazenagem refere-se à combinação de equipamentos e de políticas de operação utilizada em um ambiente de retirada e armazenagem de materiais. Existem quatro funções básicas de armazenagem: recebimento, estocagem, separação e expedição. Com relação ao nível de automatização, podem ser distinguidos três tipos de sistemas de armazenagem: o sistema manual, o sistema automatizado e o sistema automático (que utiliza robôs) (BERG e ZIJM, 1999). Na empresa pesquisada (INTERCOMM LOGISTICA S/A), o sistema implantado é o automatizado, onde os processos acontecem de forma automatizada de troca de informações entre os setores, fornecedores e prestadores de serviços.

Automatizar processos facilita as analisem para tomada de decisão, os procedimentos da empresa ficam cada vez mais fáceis de interpretar, Conforme Martin (2002);

A automação dos processos logísticos em uma central de distribuição (CD) torna-se fator indispensável para análise, de modo a manter a empresa competitiva no mercado, atendendo com eficiência e eficácia o elo primordial de cadeia de abastecimento: o cliente. O sistema de gerenciamento de armazéns WMS vem ajudar a solucionar essa gama de problemas, através da convergência da logística com a TI.

A otimização de espaços e atividades são cada vez mais necessárias, conforme BANZATO (1998);

O WMS é definido como um sistema de gestão de armazéns que otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxos de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventários, entre outras.

O WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM) tem como principal objetivo melhorar de forma agressiva a operacionalidade de um armazém, almoxarifado ou centro de distribuição, através do eficiente gerenciamento de informações dos recursos operacionais.

2.3. ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS QUE POSSIBILITAM A IMPLANTAÇÃO DO WMS.

Apesar dos benefícios apontados neste estudo, existe a necessidade de um esforço financeiro que na maioria dos casos não é um investimento baixo, não se pode deixar de apresentar algumas variáveis que influenciam consideravelmente e se torna indispensável para o sucesso da implantação do sistema WMS em um armazém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com