TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO GESTÃO DE CUSTO EM OBRAS

Por:   •  4/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

KLAYVER RIBEIRO DA SILVA ASSIS

GESTÃO DE CUSTOS EM OBRAS

ANTÔNIO FILHO

TERESINA – PIAUÍ

2020

[pic 4][pic 5]

KLAYVER RIBEIRO DA SILVA ASSIS

GESTÃO DE CUSTOS EM OBRAS

ANTÔNIO FILHO

Relatório de palestra apresentando ao Centro de Ensino Unificado do Piauí - CEUPI, curso de Engenharia Civil, como pré-requisito para avaliação na disciplina de Seminários de Engenharia Civil II.

Orientador Professor Me. Emerson Luiz Brito de Carvalho

TERESINA – PIAUÍ

2020

    1   INTRODUÇÃO:

     No dia 15 de outubro de 2020, o professor e orientador Me. Emerson Luiz Brito de Carvalho da disciplina de Seminário de Engenharia Civil II, trouxe para nós alunos do 10º período de engenharia civil do turno da tarde uma palestra online no aplicativo teams da Microsoft, o palestrante Antônio Filho que é engenheiro civil, professor do Ceupi e trabalha também como orçamentista e fiscal da secretaria de educação do estado. Antônio abordou sobre o tema Gestão de Custos em Obras. Um tema bastante importante para saber o quanto se pode gastar dentro de uma obra, sabendo todas as etapas decorrentes da obra.

    2   DESENVOLVIMENTO:

Na palestra foi abordado gestão de custos em obras, onde sua importância como foi dito na palestra está em obter bons resultados, buscando a redução de gastos nas diversas fases da obra, assim evitando prejuízo para quem constrói. A etapa de orçamento e composição de custos deve ser feita com o máximo de cuidado possível, pois podem garantir o sucesso do seu empreendimento, tendo em vista que com um orçamento em mãos é possível tomar decisões adequadas para o cumprimento do prazo. Para se ter um orçamento de forma que chegue a uma estimativa mais aproximada do preço total da obra é preciso que antes da obra começar seja feito um planejamento prévio de todas as etapas das obra, desde o canteiro, parte de fundações, alvenaria, piso e acabamento, enfim todas as partes e a partir do recurso financeiro que o cliente tem saber a solução mais viável financeiramente para executar a obra. Quando já feito todo o planejamento da obra é necessário que se tenha um controle ou gestão bem feita do que está sendo planejado, ou seja, está acompanhando o andamento de cada etapa e vê se estar dentro do planejamento feito. Ou seja o orçamento de obra nada mais é que um resumo financeiro de um projeto, mas existindo vários outros conceitos.  

Mas para quem é iniciante na orçamentação deve-se atentar com as composições de custos nas planilhas e saber obter de forma correta a composição seja no Sinapi, Tcpo entre outros. Visto que na orçamentação não tem uma norma especifica para se basear, tendo que ir atrás da literatura para que se tenha um norte. Para sair do zero é preciso resumir financeiramente cada serviço a ser feito através de seu custo unitário e da mão de obra a ser feita, dados esses obtidos em tabelas de referências de composição. E a partir desse custo obter o preço do serviço já com o BDI. Muitos usam o excel pra fazer suas planilhas orçamentaria, mas também pode ser usado programas específicos de orçamentação, vai do conhecimento de cada um. Na orçamentação tem que saber quanto custo por exemplo o metro quadrado de alvenaria, o metro cubico do concreto, o preço da mão de obra de pedreiros e serventes. Isso facilita bastante na apresentação de uma proposta ser feita para um cliente, pois demonstra a partir do serviço que vai ser feito sua composição de qual materiais vão ser gastos e o custo do serviço, podendo tirar dúvidas ao clientes em cada etapa construtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (246.9 Kb)   docx (153 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com