TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos e custos unitários - materiais, mão-de-obra, custos e despesas indiretas

Seminário: Custos e custos unitários - materiais, mão-de-obra, custos e despesas indiretas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Seminário  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2: Aula-tema: Custos e Despesas Específicos - Materiais, Mão-de-Obra, Custos Indiretos e Despesas

Passo 2 (Equipe)

Elaborar resumo de até seis laudas, em forma de tópicos, sobre conceitos, utilização e

abrangência dos custos e despesas específicos, e também sobre critérios de rateio e

departamentalização estudados.

Custos e Despesas Específicas.

Custo específico é aquele que está diretamente ligado a fabricação de um produto. Exemplo: Matéria prima,energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.Custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção de um determinado produto, é possível determinar o seu valor de venda no mercado ,ou seja o preço é a soma do custo mais o lucro.

O sistema de custeio permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.

No sistema de custeio a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios. No primeiro estágio, denominado de “custeio das atividades”, os custos são direcionados as atividades. No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos aos produtos, serviços e clientes.

OS Custos dos Materiais.

Os materiais diretos, que são utilizados no processo de produção possuem como base de apropriação seu valor histórico de aquisição, mais durante a utilização destes materiais alguns problemas são encontrados que são; a avaliação, o controle e a programação, todas estas funções são de extrema importância na classificação dos custos de matérias.

Existem três critérios de avaliação de materiais, o preço médio, PEPS e UEPS.

O Preço Médio é o mais utilizado no Brasil, sendo dividido em duas categorias o Móvel e o Fixo.

O Preço Médio ponderado móvel atualiza sue preço médio após cada aquisição e o preço médio ponderado fixo é utilizado quando a empresa calcula o preço médio no final do período ou quando atribui a todos um único preço, não é aceito pela legislação fiscal quando for calculado com base nas compras de um período maior que o prazo de rotação de estoque.

No PEPS O primeiro a entrar é o primeiro a sair o material é custeado pelo preço mais antigo e ficam os mais recentes em estoque, em sua utilização, com a utilização do método acaba-se apropriando ao produto o menor valor do material nos estoques.

O UEPS último a entrar primeiro a sair, apropria-se os custos mais recentes aos produtos feitos e não é admitido no imposto de renda.

A partir do PEPS encontraram os menores custos dos materiais, no UEPS os maiores e o preço médio como o próprio nome diz realiza a média entra os dois métodos utilizados. É de grande importância a utilização dos mesmos critérios durante os exercícios obedecendo assim o princípio da consistência.

Despesas: Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.

Perda, é o consumo de bem ou serviço de forma involuntária ou seja, sem que a organização desejasse. São gastos que incorre na empresa involuntariamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com