TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO IV: CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES EM CIRCUITOS RC

Por:   •  13/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Laboratório de Física FIII

RELATÓRIO IV: CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES EM CIRCUITOS RC

Campo Grande/MS

Junho de 2021

SUMÁRIO

1-OBJETIVOS        3

2-INTRODUÇÃO TEÓRICA        3

3-MATERIAIS E MÉTODOS        5

3.1-Descarga de um capacitor        5

3.2-Carga de um capacitor        5

3.3-Associação de um capacitor carregado com um descarregado        6

4-RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

4.1-Descarga de um capacitor        7

4.2-Carga de um capacitor        9

4.3-Associação de um capacitor carregado com um descarregado        11

5-CONCLUSÃO        13

6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

1-OBJETIVOS

        Nesta pratica temos como objetivo analisar o comportamento da carga e descarga de um capacitor em função do tempo e calcular a constante de tempo, τ, em circuitos RC.

2-INTRODUÇÃO TEÓRICA

        Capacitor é um dispositivo que tem como função armazenar cargas elétricas em um circuito. Este componente é constituído de duas barras condutoras e um material dielétrico entre elas. Denominamos capacitância, C, a quantidade de carga na forma de campo eletrostático, medida através da relação entre quantidade de carga pela diferença de potencial:

                                                                (1)[pic 2]

        Um capacitor eletrolítico é caracterizado por seu dielétrico, que é composto por óxido de alumínio imerso em uma solução eletrolítica. Além disso, são polarizados de alto valor de capacitância. Um capacitor pode ser identificado por suas cores, conforme Figura 1.[pic 3]

[pic 4][pic 5]

        

        O circuito RC é composto de um resistor, um capacitor e uma fonte de tensão. O capacitor é carregado através da fonte V com uma tensão Vo, e descarregado sobre o resistor R. No momento em que o circuito começa a funcionar, o capacitor passa a funcionar como uma fonte e estabelece uma corrente variável que flui através do resistor. Aplicando a Lei da Malhas de Kirchoff ao circuito se obtém:

VC = RI                                                                   (2)

        Como a tensão nos terminais do capacitor é VC = Q/C e a corrente decresce no tempo (o capacitor é um reservatório finito de cargas) a corrente no circuito deve ser escrita como    I= -dQ/dt. Assim,

                                                         (3)[pic 6]

        A condição inicial é Q(t=0) = Q0 , e a solução que a satisfaz (deduza essa expressão) é dada pela Equação 4:

                                                             (4)[pic 7]

        E a tensão sobre o capacitor é dada pela Equação 5.

                                            (5)[pic 8]

        A carga e a tensão decaem exponencialmente, com constante tempo igual a τ = RC. Isso significa que após decorrido um tempo τ, a tensão decai a 1/e do valor inicial, ou seja: V(t = RC) = Vo/e.

        No carregamento do capacitor, aplicando a Lei de Malhas de Kirchoff ao circuito, e a condição inicial para  Q(t = 0) = 0,  a tensão a tensão sobre o capacitor durante seu carregamento é dada pela Equação 6:

                                             (6)[pic 9]

3-MATERIAIS E MÉTODOS

        O Estudo foi realizado em três partes 1- Descarga de um capacitor, 2- Carga de um capacitor e 3-Associação de um capacitor carregado com um descarregado.        

Materiais

  • Fonte de tensão DC regulável de 0-32 v 0-5A;
  • Voltímetro;
  • Fios e Cabos;

  •  Protoboard;
  •  2 Resistores de 1MΩ;
  • Capacitores eletrolíticos;

Metodologia

        Para o estudo do comportamento de carga e descarga de um capacitor utilizou-se os circuitos representados na Figura 2, utilizando um voltímetro e capacitores e resistores.

 Figura 2- Esquema elétrico para estudo da carga e descarga de um capacitor: (a)- Carga, (b)- Descarga,

(c)- Conservação de energia eletrostática em capacitores.

[pic 10]

3.1-Descarga de um capacitor

  1. Construiu-se o circuito representado na Figura 2.b, com um capacitor de capacitância, C = 4,7x10-7F, e a fonte ajustada em 15V. O voltímetro em escala de 20V, onde sua resistência interna anotada no experimento anterior de 37,9MΩ.
  2. Ligando a chave S, por 1 minuto o capacitor foi carregado até 15,006V, após foi desconectado da fonte, foi descarregado sob a resistência interna do voltímetro.
  3. Foram anotados os valores de tensão em função do tempo de descarga, sendo dispostos e analisados na seção 4.1 deste trabalho, através de tabelas e gráficos.

3.2-Carga de um capacitor

  1. Construiu-se o circuito como da Figura 2.a, com o mesmo capacitor acima, 2 resistores em série, REQUIV. = 2, a fonte ajustada em 15V. O Voltímetro em escala de 20V, e resistência interna anotada no experimento anterior de 37,9MΩ.
  2. Ligando a chave S, por 1 minuto o capacitor foi carregado até 12,508V, este valor foi anotado como tensão máxima no capacitor, V0, e desligado o circuito da fonte.
  3. Descarregado o capacitor (realizado um curto-circuito entre seus terminais), novamente foi conectada a fonte e carregado o capacitor até a tensão máxima.
  4. Foram anotados os valores de tensão em função do tempo de carga, sendo dispostos e analisados na seção 4.2 deste trabalho, através de tabelas e gráficos.

3.3-Associação de um capacitor carregado com um descarregado

  1. Construiu-se o circuito representado na Figura 2.c, com os capacitores C1=1000µF e C2=2200µF, fonte ajustada em 15V. O Voltímetro em escala de 20V, com resistência interna, RV = 37,9MΩ.
  2. Ligando somente a chave S1, carregou-se o capacitor C1, mediu-se a tensão V1 máxima nos terminais do capacitor C1. E medido a energia armazenada em C1.
  3. Em seguida, desconectou-se a fonte, fechando apensa a chave S2 ligando o capacitor descarregado C2 em paralelo com o capacitor já carregado C1. Mediu-se a tensão de equilíbrio Vf.
  4. Foram determinadas a Capacitância equivalente, Ceq., da associação em paralelo dos capacitores C1 e C2; A energia Total, Ueq, armazenada pelos capacitores para a tensão de equilíbrio, Vf, todos valores foram dispostos e analisados no item 4.3.

4-RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1-Descarga de um capacitor

        Inicialmente foram obtidos os valores da Capacitância, C, do Capacitor = 4,7x10-7 F, e a resistência interna do voltímetro, RV = 37,9MΩ. Realizado o experimento, á partir dos valores coletados, construiu- se a Tabela 1, com os valores da razão entre V(t) e V0, e do logaritmo neperiano de (V(t) / V0) em função do tempo, t(s), com tensão V0 =15,006V.

Tabela 1-Dados experimentais da razão entre V(t) e V0, em função do tempo, t(s).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (389.7 Kb)   docx (736.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com