TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO LABORATORIAL DA DISCIPLINA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II/2014

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO LABORATORIAL DA DISCIPLINA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II/2014

Gabriel Almeida (1)  Guilherme Lena (2)

Jéssica Rodrigues da Silveira (3)  Mithiele Ustra Pacheco (4)

  1. Acadêmicos do curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Pampa

gabriellondero@hotmail.com (1)

guilherme.lena@gmail.com (2)

jessica_silveira1@hotmail.com (3)

mithiele.ustra@gmail.com (4) 

Resumo. Este relatório apresenta dados laboratoriais retirados de ensaios realizados durante a aula de Resistência dos Materiais I, com objetivo de praticar o conteúdo dado em sala de aula. Foram submetidas a ensaios de tração uniaxial cinco barras de aço a fim de verificar os parâmetros do material, Módulo de Elasticidade (ou Módulo de Young), Tensão de Escoamento - uma vez que o material ensaiado apresenta patamar de escoamento, característico de materiais dúcteis, Tensão de Ruptura, Tensão Máxima, Módulo de Resiliência, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação. Primeiramente, mediu-se os comprimentos iniciais das barras e após o ensaio em que foram submetidas a um alongamento, mediu-se os comprimentos finais. Posteriormente, foi traçado o gráfico Tensão x Deformação para cada uma das amostras e feita a análise dos resultados verificados e outras considerações.

Palavras-chave: Ensaios de Tração uniaxial. Carga e deformação. Curva TensãoXDeformação.

1.        INTRODUÇÃO

        O ensaio de tração é realizado a fim de fornecer dados das características mecânicas dos materiais. Trata-se da aplicação de uma carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova específico até sua ruptura.

        A carga cresce numa velocidade lenta ao decorrer do ensaio e as deformações promovidas no material são distribuídas em todo seu corpo uniformemente até ser atingida a carga máxima. Quando a carga máxima é atingida, o que acontece ao final do ensaio, começa aparecer o fenômeno da estricção, que nada mais é do que a diminuição da seção do material dúctil. Esta diminuição de seção leva a ruptura que acontece na região mais frágil que é a área transversal mais estreita do material.

        Como no exemplo de gráfico TensãoXDeformação a seguir, o fenômeno de estricção pode ser observado na região chamada de “Patamar de Escoamento”.

[pic 2][pic 3]

        A fase que antecede os colapsos parciais nos materiais é chamada de fase elástica. Na fase elástica é verificado o crescimento linear do gráfico até o ponto chamado de Limite de Proporcionalidade, ou seja, até esse ponto a deformação que foi imposta no ensaio não é permanente, pois o material ainda se encontra em regime elástico podendo voltar ao seu estado inicial quando cessado o acréscimo de carga. A partir do Limite de Proporcionalidade a deformação é permanente. Na fase elástica os materiais obedecem a Lei de Hooke, sendo então suas deformações diretamente proporcionais às tensões aplicadas:

σ=E. ɛ   (1)

        Onde “ɛ” é a deformação específica do material e “E” é o Módulo de Elasticidade ou Módulo de Young, uma constante de proporcionalidade que fornece uma indicação de rigidez do material. Para altos valores da constante de proporcionalidade, menor é a deformação no regime elástico decorrente do acréscimo de tensão. No gráfico TensãoXDeformação, o Módulo de Elasticidade corresponde à inclinação da “reta” correspondente à deformação com o acréscimo de tensão na região linear (elástica).

        No regime plástico, não há a relação proporcional de deslocamento com o acréscimo de tensão. Em materiais dúcteis submetidos a acréscimo gradual de carregamento, após o Limite de Proporcionalidade, o material entra em estricção. Quando o material entra em estricção, significa dizer que a uma dada tensão constante o material continua a sofrer deformação, formando um patamar no gráfico. Posterior à estricção, ocorre um endurecimento do material e elevação da resistência devido à modificação da sua estrutura interna na fase de escoamento, fenômeno chamado de encruamento. O encruamento ocorre devido ao material em fase plástica não estar a uma temperatura que possibilite uma recristalização da sua estrutura, o que se explica por esse tipo de ensaio ser realizado em temperatura ambiente a fim de obter resultados que se apliquem às situações reais de emprego desses materiais.

        Por fim, o Limite de Resistência refere-se à tensão correspondente ao ponto de máxima carga atingida durante o ensaio. Após o Limite de Resistência, o material apresenta um decréscimo de tensão e contínua deformação até seu colapso total.

  1. OBJETIVOS:

Analisar os dados das barras e:

  • Traçar o gráfico TensãoXDeformação.
  • Calcular o módulo de elasticidade.
  • Tensão de Escoamento
  • Tensão de Ruptura,
  • Tensão Máxima,
  • Módulo de Resiliência,
  • Desvio Padrão,
  • Coeficiente de Variação.

3.    METODOLOGIA:

3.1 Materiais Utilizados:

  • Cinco barras de aço de diâmetro de 8 mm;
  • Régua;
  • Máquina universal de ensaio com capacidade máxima de 200KN;
  • Extensômetro (Clip Gage) de lo= 50mm;
  • HBM Spider.

3.2 Procedimento:

        Inicialmente foi medido, utilizando uma régua, os comprimentos iniciais das barras de aço disposto na tabela a seguir:

Tabela 1– Comprimento inicial das barras.

Barra

Comprimento Inicial (mm)

1

625

2

620

3

610

4

623

5

630

        

        Em seguida o CP (corpo de prova) é fixado, pelas suas extremidades na máquina, afim de medir sua variação de comprimento. Para as barras 3,4 e 5 foi instalado ainda o extensômetro, espaçados a 50mm.

        No decorrer do ensaio os resultados de força aplicada e deformação do CP foram sendo registrados pelo aparelho HBM Spider para traçar o gráfico TençãoXDeformação.

        Ao fim de cada ensaio foram recolhidas as barras de aço e medido novamente seus comprimentos finais, tabelado a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (566.3 Kb)   docx (322.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com