TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO – LABORATÓRIO PRÁTICA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (MECÂNICA)

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA DE NITERÓI

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA[a] MECÂNICA

RELATÓRIO – LABORATÓRIO PRÁTICA

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (MECÂNICA)

NITERÓI - RJ[b]

20[c]22


1-Introdução

Os tratamentos térmicos são feitos nos materiais para que haja mudanças das características iniciais dos mesmos, realizando mudanças de temperaturas.

Os tratamentos térmicos têm como finalidade a remoção de tensões, aumento ou diminuição da dureza, aumento da resistência mecânica, melhora de ductilidade, melhora da usinabilidade e melhora da resistência ao desgaste.

Os tratamentos térmicos usuais dos aços são a têmpera, revenimento, normalização e recozimento.

Nesta aula prática foi feito o tratamento térmico de têmpera que é o tratamento térmico aplicado aos aços com porcentagem igual ou maior do que 0,4% de carbono. E tem como objetivo obter estrutura martensítica que promove aumento na dureza através da mudança da microestrutura do material, aumento na resistência à tração e redução na tenacidade.

2-Objetivo

Para a atividade prática 3, foram realizados os ensaios de dureza em aços 1045 e 4140 para que fossem avaliados os resultados do processo de tratamento térmico do metal através da têmpera, sendo realizado um ensaio antes e outro após para efeito de comparação.

Os tratamentos térmicos são feitos para que se melhorem as propriedades das peças metálicas em determinada utilização, podendo deixar o material mais duro ou mais macio, dependendo do tratamento realizado. Os tratamentos térmicos são processos metalúrgicos que tem como objetivo melhorar propriedades mecânicas das peças, melhorando sua resistência e sua vida útil, aumentando assim a sua durabilidade quando em uso.

O tratamento térmico analisado nesta atividade foi o de têmpera, cujo objetivo é de proporcionar alta dureza e elevada resistência do aço. Sua principal característica é o resfriamento do material, que ocorre rapidamente a partir da temperatura de austenitização. Esse processo de resfriamento pode ser feito de diversas maneiras como em água, óleo, salmoura, ar, banho de sal, entre outros. Já o processo utilizado no experimento prático foi através do resfriamento por óleo.

3-Materiais Utilizados

Tanque de 30 litros para têmpera ou balde de inox de 3 a 4 litros, Óleo LT para têmpera, Corpo de prova AISI/SAE 1045, Corpo de prova AISI/SAE 4140.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com