TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  18/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FAP

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PROFESSOR (A): SILVANA

6º PERÍODO B / NOITE

RELATÓRIO

AULA PRÁTICA

COMPONENTES:

Rodrigo Carvalho

Felipe Lages

José Ícaro

Leocrácio

Diógenes Moura

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Objetivos

3. Material Utilizado

4. Procedimentos Executados

5. Resultados e conclusão

6. Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

A construção civil possui diversos métodos a serem administrados, realizando-se métodos empíricos e experimentais para os materiais utilizados em uma obra. Dessa forma com a necessidade de materiais, um estudo prévio de todos os materiais utilizados na obra deve ser realizado de forma que os materiais, tragam qualidade e economia.

Em obras atuais, ainda atuam-se métodos empíricos, que devem ser escassos. Devido aos métodos empíricos ainda serem atuantes, e conseguirem o objetivo, que é a realização da obra, existe a negligencia da qualidade dos materiais utilizados, ou seja, o material utilizado deve estar sendo utilizado de forma inadequada, gerando custos e má qualidade.

Experimentos realizados com os principais insumos utilizados na construção civil, são simples, porém originam dados que podem ser úteis para a utilização adequada. O conhecimento do diâmetro máximo de um agregado graúdo ou miúdo e o módulo de finura de um agregado miúdo, determinam fatores, como por exemplo, na realização de um concreto.

A granulometria é a distribuição, com sua quantificação em peso, por tamanhos das partículas de uma amostra que compõe um agregado. Para se conhecer esta distribuição das partículas que compõe a amostra de um agregado se separam estas por meio de peneiras e se faz o peso das partículas em cada peneira considerada.

O conhecimento das características dos agregados graúdos e miúdos, geram alteração no uso da água no traço do concreto, da resistência do concreto, da utilização em cobrimentos, espessuras de paredes de concreto, entre outros.

O modulo de finura de um agregado se determina pela soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras de série normal, dividida por 100. O módulo de finura é uma grandeza

adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01.

O módulo de finura de um agregado é maior quanto maior forem as partículas deste.

Assim, os materiais foram coletados e realizada as experiências, para determinação do diâmetro máximo de agregado miúdo, e do módulo de finura do agregado miúdo por seguinte a elaboração da curva granulométrica do agregado em estudo.

OBJETIVO

Realizar o ensaio de Determinação do Diâmetro Máximo e Módulo de Finura, Elaboração de curva granulométrica, coletando as características dos materiais, para identificação da sua melhor utilização.

O resultado deste ensaio da granulometria é que vai ser avaliado com uma representação gráfica que irá formar a curva granulométrica. Com esta

curva é possível avaliar visualmente se a amostra ensaiada é composta por material grosso ou fino.

Para se obter um concreto com qualidade as granulometrias dos agregados devem ser conhecidas e controladas para se obter a relação entre os agregados fazendo-se um proporcionamento correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com