TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – TRÊS RIOS CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 8
  1. FUNDAÇÃO DE APOIO A ESCOLA TÉCNICA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – TRÊS RIOS

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 1]

Memorial Descritivo

Meu Ponto de Vista

ANA CARINE COUTINHO DE CASTRO ROSA

Três Rios – RJ

Maio/2020

Memorial Descritivo

Meu Ponto de Vista

ANA CARINE COUTINHO DE CASTRO ROSA

[pic 2]

Três Rios – RJ

Maio/2020

Introdução

Me chamo Ana Carine Coutinho de Castro Rosa, nasci em 24 de janeiro de 1989 no município de Três Rios-RJ, sou a filha mais velha de uma família de 4 integrantes e vou contar um pouco da minha trajetória acadêmica até chegar no curso de Pedagogia.

Educação Infantil

Minha vida escolar começou na Escola Municipal Leila Aparecida de Almeida no jardim 2 quando eu tinha 4 anos em uma escola municipal no bairro em que eu morava, fiz apenas os jardins 2 e 3 por que meu pai não permitiu que eu começasse antes por me achar muito novinha para ficar muito tempo longe de casa sozinha (pois ele era muito protetor). Dessa época não me recordo de muitas coisas, o pouco me que lembro e de algumas poucas datas comemorativas que tínhamos na escola como por exemplo os desfiles de 7 de setembro.

Alfabetização

Quando eu passei para o C.A (alfabetização) já comecei com um pequeno problema, a professora me dava muito medo, a ponto de eu não conseguir ficar nas aulas dela. Ela tinha um método para manter os alunos quietos que amedrontava a todos que era a “boca maldita” que consistia em um desenho enorme de uma boca no quadro e o aluno que não se comportasse tinha o nome escrito naquela bendita boca (nada d mais se parar para analisar hoje em dia) mas na época eu morria de medo de ir parar na bendita boca e por isso eu passei a me recusar a estudar cm ela, diante dessa situação minha mãe foi até a escola e pediu para que me trocassem de turma, depois que ela conversou com a diretora da escola eu passei para a turma da tia Carmem, um amor de professora, o tipo de pessoa que você guarda no coração para o resto da vida, todos da sala a adoravam, se um aluno a convidasse para sua festa de aniversário ela entrava em seu fusquinha e ia homenagear seu querido aluno, a esse fusquinha dela também servia de “van” escolar, todos os dias no final das aulas ela nos colocava em seu carro e nos deixava em segurança na porta de nossas casas. E com essa pessoa maravilhosa eu passei pela alfabetização.

Ensino Fundamental

Com a conclusão da alfabetização eu passei para o ensino fundamental e essa passagem não teve grandes acontecimentos, sempre gostei muito da minha escola e dos colegas de classe. Tenho boas recordações das minhas professoras do ensino fundamental, 1º série foi a Cristiane, 2º série foi a Neide, 3º série foi a Aparecida e a 4º série foi a Marília, professoras que ficaram guardadas no coração.

Quando eu passei para a 5º série já começaram as grandes mudanças, tive que sair da escola a qual estava acostumada, que era perto de casa para ir para uma escola onde eu teria que atravessar a cidade para chegar a Escola Estadual Professor Kopke. No primeiro dia de aula nessa nova escola fui acompanhada da minha mãe, que a partir de agora teria que me acompanhar todos dias na ida e na volta da escola. Logo assim que chegamos na escola minha mãe procurou saber qual seria meu horário de saída para estar indo me buscar, informaram a ela que meu horário de saída seria 12:00, horário normal de saída diariamente, porem no passar das horas uma das professoras passou mal e não pode ir dar aula, com isso fomos liberados algumas horas mais cedo, tive que me aventurar e ir embora para casa sozinha; o caminho constituía em uma parte eu ir a pé, a escola onde eu estava estudando dependia de 2 conduções porém eu não podia usar as 2 porque nessa época os estudantes não tinham passe livre para qualquer ônibus e com isso tinha que fazer um pequeno percurso a pé por um caminho ao qual eu só havia feito há algumas horas pela primeira vez. Graças a Deus meu trajeto até o ponto de ônibus foi tranquilo, quando cheguei em casa minha mãe levou um susto pelo horário e por eu ter ido sozinha para casa, mas ainda bem que deu tudo certo. A partir desse dia eu passei a fazer o trajeto de ida e volta para a escola sozinha. E nessa nova escola tive excelentes professores aos quais não só aprendi coisas relacionadas a educação, mas também aprendi coisas essenciais para a vida. Participei de festas escolares que foram maravilhosas como as festas juninas e a festa da primavera onde participei do desfile para a escolha da Garota Primavera e fui campeã pelos 4 anos em que estudei lá, também tive alguns momentos que não foram tão bons como os apelidos ao qual tive por ser muito magra e por um tempo isso me fez querer trocar de escola mas uma das maravilhosas professoras que tive nessa época me ajudou a superar e a ignorar esses apelidos e claro que fiz inúmeras amizades que tenho na minha vida até hoje. E nessa escola eu conclui o ensino fundamental. Resolvi trocar de escola por que todas minhas amigas saíram de lá e não quis ficar nessa escola sozinha e com isso fui para a minha terceira escola onde fiz o ensino médio.

 Ensino Médio

Comecei então a estudar no Ciep Marco Polo, outro ambiente desconhecido e com pessoas nem tão desconhecidas, uma das minhas professoras do 1º ano do ensino médio já havia me dado aula, assim foi um pouco mais fácil minha adaptação a essa escola. E essa escola era um pouco diferente das quais eu já havia estudado, ela tinha atividades extras como teatro e aulas de xadrez, me interessei pelo teatro e incluir nas minhas atividades extras, eu já treinava voleibol e fazia curso de informática no período da tarde. Quando passei para o 2º ano do ensino médio a professora que já havia me dado aula não era mais a professora de português, entrou uma outra professora que tinha uma metodologia diferente do que já estava habituada, essa professora não eram adeptas as provas tradicionais, as provas dela constituía em ler 1 livro a caba bimestre e apresentar um trabalho escrito e uma apresentação sobre o livro, foi assim que eu desenvolvi a paixão pela leitura, que existe até hoje (tenho mais de 100 livros hoje), essa mesma professora de português acompanhou a turma até o 3º ano. No 3º ano ela passou por alguns problemas pessoais que acabou atrapalhando ela a dar aula, começou a ficar dispersa e a cometer alguns erros e um desses erros ela cometeu ao corrigir um dos meus trabalhos dando errado em uma conjugação verbal a qual estava correta, questionei a ela o erro e a mesma me disse que não voltaria atrás na nota porque já havia lançado no diário e não podia rasurar, fui a procura do diretor da escola expor meu problema, ele questionou a professora e fez com que minha nota fosse alterada, isso aconteceu no teste do 4º bimestre, quando apresentei o trabalho do livro Capitães de Areia de Jorge Amado ela disse que meu trabalho não foi bem-apresentado e o trabalho escrito estava pobre de conteúdo e por isso me deu uma nota baixíssima, fui pela primeira vez para a recuperação e novamente ela questionou meu trabalho, em resumo acabei tendo que fazer uma dependência por que ela ficou com raiva de mim por ter contado ao diretor o erro que ela cometeu. E assim conclui o ensino médio no ano de 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (320 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com