TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE ÀS PRÁCTICAS LABORATORIAIS PARA ESTRUTURAS DE MALHA

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DET – CONTROLE DE QUALIDADE II

Prof.Dr.Moisés Melo

Discente: Natália de O. Fonseca

RELATÓRIO REFERENTE ÀS PRÁCTICAS LABORATORIAIS PARA ESTRUTURAS DE MALHA

Natal, Novembro de 2016

1.Introdução


Estruturas de malhas e tecidos planos são duas vertentes da indústria têxtil em termos de aplicação e funcionalidade. Mesmo proviniente de um mesmo material, as estruturas são capazes de fornecer características diferentes, tal como a versatilidade de cada um. Este relatório traz exemplos práticos realizados no Laboratório de Controle de Qualidade II, administrado pelo Prof.Dr.Moisés Melo, também ministrante da disciplina referente e volta o perfil de seus testes para estruturas de malha, visando descobrir suas características de resistência e qualidade.

2. Fundamentações teóricas e experimentos práticos         

Os testes realizados dividem;se em dois grupos: um grupo referente a testes físicos, reazados à seco e estimulantes de ruptura sob intervenção externa de força e outro grupo refere-se a testes químicos, esses, realizados com o uso de meio aquoso.

2.1 Testes físicos


- Ensaios de resistência à tração:
os ensaios de tração, visam com o uso de um dinamômetro, estimular a ruptura causada por esforço de ambas estremidades das amostras analisadas. O teste é controlado simultâneamente por um computador, que registra em tempo real a análise gráfica referente as intervenções sofridas pela amostra.

                        FOTO DINAMOMETRO

A fase inicial dos ensaios é a preparação das amostras. As amostras são preparadas cortando-se pedaçoes de 10 x 5 cm de uma superficie de malha disponibilizada. 5 amostras cortadas no sentido da trama e 5 amostras cortadas no sentido do urdume devem ser preparadas e levadas a testes, realizado em 10 corridas de 2 etapas. A primeira etapa para o teste das 5 amostras cortadas no sentido da trama e a segunda etapa para o teste das 5 amostras cortadas no sentido do urdume.

        FOTO AMOSTRAS

- Ensaios de esgarçamento a costura: são realizados sob os mesmo parâmetros de máquina dos testes de ensaio a tração, porém, a difere pelo modelo de confecção das amostras. Para este teste, as amostras são cortadas em dimensões iguais a 25 x 5 cm e uma costura é feita em sua mediação horizontal. O teste segue no mesmo modelo do teste de tração

                foto das amostras        - Teste de simulação a formação de pilling: é realizado com um pilling tester simulator, onde as amostras são cortadas em formas quadráticas, também para o sentido de trama e urdume separadamente e duas extremidades são unidas por meio de costura, permitindo que a amostra se enquadre em um aparato cilindrico, que uma vez envolto pela amostra, rola pelas câmaras do pilling tester pelo tempo definido, neste caso, durante 5 horas, onde a superfície das amostras são estimuladas à formação de pilling, ao entrarem em contato tribológico com a superficie de madeira da câmara do pilling tester.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com