TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista Do Rio Grande Do Sul

Monografias: Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista Do Rio Grande Do Sul. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  1.313 Visualizações

O trabalho estudou as transformações estruturais ocorridas no setor supermercadista do Rio Grande do Sul, entre 1994 e 2005, explorando o paragdima Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D) e conceitos dele decorrentes e fatores que com ele interagem. Calculou-se, ainda, o grau de concentração de mercado, utilizando-se os seguintes índices: Índice de Concentração (Ck), Índice de Concentração de Herfindahl-Hirschman (H) e Medida de Volatilidade. Constatou-se concentração neste segmento da economia gaúcha, considerado oligopólio com franjas, que acompanha tendências nacionais e mundiais, as quatros maiores redes supermercadistas responderam por 41,64% do faturamento do setor em 2003, 42,02% em 2004 e 47,25% em 2005.

CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA

Estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características:

1. Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrêncial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem, ou prestação de serviços complementares.

2. Margem de manobra dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.

O que entendemos por produtos diferenciados? São produtos que variam ligeiramente de empresa para empresa: eles podem utilizar marcas especiais, ter desenhos diferentes, bem como manufatura e embalagens diferentes. E, ainda, o serviço que acompanha o bem adquirido pode variar. Algumas empresas podem entregar seus produtos a domicílio, outras oferecem um serviço de esclarecimento gratuito, ou ainda, dispõem de funcionários especialmente treinados ou de vendedoras bonitas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com