TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A PONTE QINGDAO

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Março/2014

RELATÓRIO SOBRE A PONTE QINGDAO

-Inauguração: 30 de junho de 2011;

-duração da obra: 4 anos;

-cidades: Qingdao, na província de Shandong;

-ligação: liga a cidade portuária de Qindao à Huangdao;

-Extensão: 42500 metros.

A obra custou cerca de 10 bilhões de yuan ( aproximadamente US$ 1,5 bilhão ). O projeto , que possui pistas com largura de 35 metros e 5200 pilares de sustentação que consumiu 450 mil toneladas de aço e 2.300.000 metros cúbicos de concreto . Com isso , a distância entre dois pontos de um dos principais portos do pais poderá ser percorrido pelos motoristas com redução de tempo de até 40 minutos. Essa ponte é estruturada para suportar granes terremotos de até 8 pontos na escala Richter, tufões e até um navio de 300 mil toneladas .

Escavação;

Posicionamento de armação;

Concretagem são algumas das etapas da construção.

De acordo com as fontes de pesquisa, apesar de toda a magnitude da construção, a ponte encurta em apenas 30 quilômetros a distância entre as duas cidades e reduz o tempo do trajeto em 20 minutos. Mas o recorde chinês não vai durar muito, o próprio país constrói, desde 2009, uma ponte de 50 quilômetros para ligar a ilha de Hong Kong ao restante do território do país.

Comentário:

Realmente é espetacular ver o que o homem é capaz de fazer, principalmente nos dias atuais, com toda essa tecnologia aplicada as engenharias, e tudo isso começa com o primeiro passo em sala de aula e a construção da ponte de macarrão.

BREVE ESTUDO REALIZADO PELO GRUPO SOBRE PONTES:

Definição de ponte:

Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).

Tipos de pontes:

De acordo com o estudo realizado e pesquisa diversificadas em meios utilizados sobre o tema, pudemos entender os tipos de pontes existentes e suas aplicações de acordo com a necessidade e natureza na utilização:

1. Ponte Viga (Beam Bridge)-A sua construção é feita com vigas de aço em baixo, e betão ou então em peças pré fabricadas. Este é o tipo de ponte tecnicamente mais simples e consequentemente mais fácil de se construir. Neste tipo de ponte uma viga horizontal é suportada em ambas as suas extremidades por pilares.

Imagem de ponte viga em construção

2. Ponte de Treliças (Truss Bridge): Este tipo de pontes é construído juntando elementos rectos. Tanto são feitas em metal como em madeira. A madeira mais usada para a compressão enquanto o metal é usado para suportar a tensão. Este tipo de pontes foi muito popular nos EUA de 1870 a 1930.

3. Ponte de Arco (Arch Bridge): Tem este nome devido à sua forma. A ponte mais antiga deste tipo ainda existe e foi construída na Grécia em 1300 A.C. (Ponte Arkadiko). No entanto quem ficou conhecido por construir pontes deste tipo foram os romanos.

4. Ponte Suspensa (Suspension Bridge): Este tipo é uma ponte que está segura por cabos de aço que são suportados por torres em cada extremidade. Tecnicamente, a carga da ponte é transformada na elasticidade dos cabos. Algumas das pontes suspensas populares incluem a ponte Golden Gate de Estados Unidos, a Ponte Humber da Inglaterra e da Ponte Tsing Ma da China.

5. Ponte Estaiada (Cable-stayed Bridge): Estas são quase semelhantes às pontes suspensas na sua estrutura, mas com algumas diferenças. A principal diferença é a quantidade de cabo usada. Na ponte estaiada, as torres de suporte usadas para cabos são relativamente curtas e requerem menos quantidade de cabo em relação à ponte suspensa.

Ponte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com