TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Por:   •  28/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

RELATÓRIO SOBRE A PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Brasília – DF

2015

RELATÓRIO SOBRE A PROPRIEDADE DOS MATERIAIS

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina: Química Aplicada do curso de Bacharel em Engenharia Civil pelo professor (a): Manuela Gontijo

Brasília – DF

2015

  1. INTRODUÇÃO

"A química tem papel determinante no estudo das propriedades dos materiais, sua composição e transformações.O estudo das propriedades físicas e químicas dos materiais ajuda a compreender as transformações que ocorrem na natureza, como, por exemplo, a formação de fósseis, a atividade vulcânica, a constituição das rochas, a formação de grutas calcárias, a degradação de monumentos de pedra calcária pela erosão e pelas chuvas ácidas, a precipitação de sal nas salinas, enfim, a atividade natural da Terra e a que é devida à intervenção humana. Os químicos e físicos trabalham ao lado de engenheiros, médicos, biólogos, bioquímicos e outros, estudando as propriedades dos materiais conhecidos, com vista a adequá-los para certos fins e a produzir novos materiais, tendo em vista a melhor qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta."

Essas propriedades são divididas em Propriedades Físicas, que são as características dos materiais, demostrada pela analise do comportamento dos materiais na presença de determinados fenômenos físicos, e podendo ser determinada sem que existam as alterações na constituição dos materiais analisados. E também divida pelas Propriedades Químicas, que são comportamentos característicos de uma substancia quando esta se encontra na presença de outra substancia, para investigar as propriedades químicas teremos que proceder a transformação química (realizando ensaios químicos) e geralmente não é possível recuperar a amostra utilizada, porque esta sofre transformações dando origem a outras substancias.

Objetivo

Neste experimento, teremos como finalidade calcular e analisar as propriedades dos materiais em questão, observando as reações físicas e químicas que ocorreram durante o experimento.

  1. PROCEDIENTO EXPERIMENTAL

1° Experimento: utilizou-se uma balança, tarou-se a mesma, pegou-se algumas folhas de papel, pesando-as junto com o béquer, anotando a massa, em seguida, ateou-se fogo no papel com o fósforo, e após queimado todo o papel, anotou-se a massa obtido.

Repetiu-se o mesmo, mas com a Palha de Aço.

2° Experimento: Com um tubo de ensaio, colocou-se uma pequena quantidade de açúcar e o aqueceu, anotando o que ocorreu com o açúcar; fazendo o mesmo procedimento, mas desta vez com o sal de cozinha, registrando o ocorrido com a substância.

3° Experimento: Neste experimento utilizou uma fralda descartável e água, retirou-se da fralda descartável o material interno, colocando-o no Béquer e adicionando 150 ml de água, em seguida, espera-se alguns minutos e vira o Béquer e observa-se o ocorrido.

Materiais e Reagentes

- Becker 500 Ml

[pic 2]

- Açúcar comercial

[pic 3]

- Bico de Bunsen

[pic 4]

- Fralda descartável

[pic 5]

- Sal de cozinha

[pic 6]

- Tubos de ensaio

[pic 7]

- Palha de aço

[pic 8]

- Papel

[pic 9]

- Caixa de Fósforo

[pic 10]

- Balança analítica

[pic 11]

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

1° Experimento:

[pic 12]

Com esses dados, divide-se o valor do papel queimado pelo papel antes de queimar, se obtém o resultado de 0,0135, com isso, para se obter a porcentagem, multiplica esse valor por 100, obtendo o valor de 1,35%, ou seja, a massa final do papel após a reação da queima é de 1,35% da massa antes da queima.

[pic 13]

Com esses dados, divide-se o valor da palha de aço queimada pela palha de aço antes de queimar, obtendo o resultando de 1,02, com isso, multiplica por 100, que resulta em 102,20, mas, a porcentagem está em 2,20% a mais na massa da palha de aço.

2° Experimento:

Após colocar o açúcar (sacarose, C12H22O11) no tubo de ensaio e ser aquecido, o açúcar se aqueceu rápido, devido seu ponto de fusão ser muito baixo, cerca de 186°C (ao nível do mar), e acabou decompondo, se transformando em um “liquido grudento”.

Já o sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl), ponto de fusão é 801°C, não sofreu alteração comparando com o açúcar, apenas a sua cor modificou-se, mas não seu estado físico.

3° Experimento:

Retirou-se do interior da fralda descartável o material de polímero poliacrilato de sódio, colocou-se dentro do béquer e adicionou 150ml de água, com isso o gel, que é formado pelo polímero, absorveu toda a quantidade de água, isso ocorre devido as propriedades que formam as cadeias de cargas negativas que se balanceiam com as cargas positivas, com isso a agua tenta solubilizar os íons do polímero, equilibrando o sistema. E por causa dessa reação química é possível vira o béquer de “cabeça para baixo” e o material de polímero poliacrilato de sódio não irá cair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (427.8 Kb)   docx (305.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com