TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO ELEMENTOS MECÂNICOS E ALGUMAS APLICAÇÕES

Por:   •  7/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.195 Palavras (17 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 17

UFSM- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

RELATÓRIO TÉCNICO

Elementos mecânicos e algumas aplicações

Aluno: Paulo Augusto Fronza

Engenharia de Controle e Automação

Professor: Talís Piovesan

Santa Maria

Agosto de 2020

SUMÁRIO

Sumário

1.        Introdução        5

2.        MATERIAIS METALICOS        6

3.        EIXOS MECÂNICOS UTILIZADOS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS        6

5.        VIGAS ULTILIZADAS EM CONSTRUÇÃO CIVIL        11

6.        CORROSÃO EM ELEMENTOS METALICOS        13

7.        conclusâo        17

8.        Referências Bibliográficas        18

LISTA DE FIGURAS

Figura 1                                                                                                                    7

Figura 2                                                                                            7

Figura 3                                                                                            11

Figura 4                                                                                         12

Figura 5                                                                                        14

Figura 6                                                                                        15

Figura 7                                                                                        16

Resumo: Este trabalho realiza uma análise em materiais metálicos, abordando as características mecânicas, a composição química desses materiais em algumas aplicações, tais como, os eixos mecânicos utilizados em processos industriais, parafusos de fixação em maquinas industrias, e em vigas utilizados em construções. Assim como as técnicas de corrosão utilizadas para o material possuir uma vida útil longa.

Palavras-chave: materiais metálicos, processos industriais, corrosão

  1. Introdução

O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos o estanho também foi utilizado como outro recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junção desses dois metais, por volta de 3000 a.C., tivemos o aparecimento do bronze. Só mais tarde é que se tem notícia da descoberta do ferro. Manipulado por comunidades da Ásia Menor, cerca de 1500 a.C., o ferro teve um lento processo de propagação. Isso se deu porque as técnicas de manipulação da liga de ferro eram de difícil aprendizado. Contando com sua utilização, observamos que a maior resistência dos produtos e materiais metálicos teve grande importância na consolidação das primeiras grandes civilizações do Mundo Antigo.

No séc. XVIII a indústria metalúrgica teve um impulso com a revolução industrial, assim os materiais metálicos esta sendo cada dia mais inserido em nosso cotidiano, o que aumenta a necessidade de materiais com uma boa vida útil, portanto a fabricação de um material, requer planejamento e condições boas para o processo de produção, analisando desde sua estrutura até sua composição para que o material encaixe em determinada aplicação.

Como por exemplo, os eixos mecânicos e parafusos de fixação utilizados em industrias devem ter sua composição e estrutura com resistência compatível a determinado peso, tração e/ou torção, assim como para vigas de construção é preciso suportar determinada carga, entre outras variáveis. Assim como para os materiais é necessário possuir uma vida útil longa, é preciso passar por processos de tratamentos térmicos e termoquímicos afim de suportar determinadas condições de serviço a que estão sujeitas

  1. MATERIAIS METALICOS

Os materiais metálicos são substancias inorgânicas compostas por um ou mais elementos metálicos, mas podem conter em sua composição materiais não- metálicos. Exemplos de materiais metálicos: cobre, alumínio, níquel, titânio e aço. Os metais tem uma estrutura cristalina, na qual os átomos estão arranjados de maneira ordenada, com isso, no geral, são bons condutores térmicos e elétricos e dúcteis.

São três características básicas que definem um material metálico, a composição química, a forma e a natureza do estado. Todos esses fatores estão ligados diretamente ao processo de produção, por exemplo o material que vai ser utilizado numa peça que vai ser produzida por fundição, não necessita de uma forma muita especifica, ao contrário de uma peça produzida por estampagem. O que temos em abundância no mercado são as ligas metálicas (material com dois ou mais elementos metálicos juntos), por exemplo, o latão, uma liga de cobre e zinco, e o aço, outra liga de ferro, carbono e outros metais.

        Assim, para determinada aplicação é necessário analisar a resistência mecânica, a dureza, a maleabilidade, a resistência a corrosão e a ductibilidade (capacidade de um material sofrer deformação sob tensão), tudo irá depender de uma série de fatores, como: a estrutura cristalina do metal, a condição física ou o tratamento térmico químico e o teor de impurezas.

  1. EIXOS MECÂNICOS UTILIZADOS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS

        

        Eixos mecânicos, em industrias, são elementos mecânicos utilizados para suportar componentes rotativos e/ou transmitir potência, ou seja, um material metálico sob efeito de torção e tração constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (516 Kb)   docx (966.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com