TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO VISUAL TATIL, LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ

Por:   •  2/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

W

RELATÓRIO VISUAL TATIL, LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ

Pesquisa solicitada pela Professora Fabiola Bento de Andrade como pré-requisito para obtenção de nota parcial da 2ª ARE na disciplina Mecânica de Solos e Geotécnica.

MANAUS

2018

[pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

TURMA: CVN08S1

WILLIAMS LIMA NASCIMENTO - 16187539

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA A PONTA DO ISMAEL

Relatório solicitado pela Professora Ghislaine Raposo Bacelar sobre a visita ao Complexo de Abastecimento de Água Ponta do Ismael conforme o estudo de nossa disciplina Sistemas Urbanos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

MANAUS

2019

OBJETIVO

Conhecer através da visita técnica, como abastecimento de água é importante. A importância da água para todos é vital, pois ela representa vida, mas para que possa ser consumida, sem apresentar à saúde, ou seja, torna-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e sem contaminação. Através de um conjunto de procedimento físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, processo que livra qualquer tipo de contaminação, evitando transmissão de doenças.

INFORMAÇÃO SOBRE ÁGUAS DE MANAUS

[pic 3]

Responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense, a Águas de Manaus é uma empresa da Aegea Saneamento, maior companhia privada do setor no país. Em Manaus, após aquisição da concessionária pelo grupo, os trabalhos começaram em junho de 2018. O investimento para os cinco primeiros anos é de R$ 880 milhões. O objetivo é universalizar o abastecimento de água, além de ampliar o acesso ao esgotamento sanitário, dos atuais 35% para 80%, até 2030.

Para a Águas de Manaus, esses números representam um passo importante rumo à preservação do meio ambiente na Amazônia e são frutos da experiência em saneamento, gestão, eficiência operacional e compromisso com a sustentabilidade, através de uma atuação pautada pelo respeito a sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos. Temos um jeito único de atuar, um modo que nos diferencia de todas as outras empresas. Temos um papel fundamental em fornecer elementos vitais para a qualidade de vida de milhões de pessoas. Nossa atuação é pautada pelo respeito a sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos.

AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTOS

O sistema de abastecimento de água de Manaus é composto por quatro Estações de Tratamento de Água (ETAs). No Complexo de Produção da Ponta do Ismael, onde está a sede da Águas de Manaus, na zona Oeste, estão localizadas a ETA 1 e a ETA 2, responsáveis por abastecer 80% da cidade. A ETA Mauazinho fica no bairro de mesmo nome, na zona Sul da capital e a ETA Ponta das Lajes é a responsável pela distribuição de água do Programa Águas para Manaus (Proama), situado na Zona Leste. A Águas de Manaus possui, ainda, outros 41 Centros de Produção de Águas Subterrâneas (CPAs) em operação.

As três principais estações de tratamentos:

Ponta do Ismael: com um vazão de produção de 7.000 L/s.

Mauazinho-Sul: com um vazão de produção de 200 L/s.

Pontas das Lajes: com um vazão de produção de 2. 500 L/s.

A água possui um PH baixo, onde varia de 4 e 5, e em seu laboratório são feitas mais de 30 mil análises por mês.

Os produtos químicos utilizados em todos os processos de purificação da água são: Cal hidratada que faz o ajuste no PH da água. O Sulfato de Alumínio que faz a água ficar com o aspecto amarronzada. O Polímero não iônico que dá corpo aos flocos.

Processo de Tratamento da Água na Ponta do Ismael

[pic 4] [pic 5] [pic 6]

  1. A água bruta é captada diretamente do rio, vindo com todos os tipos de matérias orgânicas.
  2. Em seguida as águas passa pelo primeiro tanque de coagulação nessa etapa a cor da água chega até 180 na unidade de cor, com presença da Calha-Pacho, comum em ETA’s  
  3. Depois a água vai para o tanque de Floculação, onde existe o Reclame Hidráulico que agita a água e mistura os produtos químicos e no final desse processo a água encontra-se mais limpa.
  4. Então começa o processo de decantação onde não se apresenta mais flocos e ocorre a separação dos materiais.
  5. No segundo tangue de decantação existem 16 filtros descendentes, onde o PH da água é de 5, 5.
  6. Após a decantação, amostras de águas são enviadas para o laboratório e são analisadas no que diz respeito a sua COR, PH, TURBIDEZ e etc.
  7. Então o PH que a ETA deve liberar é de 6 a 6, 5 e a concentração do cloro de 0, 20 mg.

CICLO COMPLETO DA ETA

[pic 7]

Capitação: retirada da água bruta por bombas através de adutoras.

Coagulação: aplicação do cal hidratada para aumentar a alcalinidade e corrigir a acidez da água.

Floculação: é a agitação da água para flocular as impureza, facilitando a sua remoção.

Decantação: remoção das impurezas por forças físicas.

Filtração: retenção das impurezas mais finas num filtro de área antrácito.

Desinfecção: adição de cloro, assegurando que a água distribuída não contenha microrganismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (380.5 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com