TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS: Materiais de Construção I

Por:   •  5/9/2019  •  Ensaio  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFACEAR Centro Universitário[pic 1]

RELATÓRIOS  

Materiais de Construção I

Profª: Elaine Marinho

Débora Mateus Pereira

Fernanda Ferreira Vaz de Araújo

Laís Marçal

Ensaio de Tração em barra de aço CA-60

1 INTRODUÇÃO

Relatório sobre o ensaio de Tração em barra de aço CA-60 Ø 4,2mm, realizado a temperatura ambiente, afim de observar o rompimento do aço sofrido através da tração aplicada pela máquina universal de ensaios.

 

2 OBJETIVO

Tem como objetivo verificar e analisar o patamar de escoamento, limite de resistência e alongamento do corpo de prova utilizado, visando associar os conhecimentos adquiridos, ao uso prático.

3 MATERIAIS UTILIZADOS

 Máquina universal de Ensaios de até 20kN, Fabricante EMIC;

 Barra de aço CA-60 Ø 4,2mm, com nervuras;

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

A barra de aço foi fixada no equipamento, tendo um comprimento de aproximadamente 30cm, a fim de possibilitar a visualização do rompimento. Após a barra ser encaixada na máquina de ensaios, foi dado início ao ensaio de tração.[pic 2]

Conforme aplicadas cargas para tracionar a barra, o software do computador conectado à máquina, coletava as informações do ensaio.

Dessa forma, obteve-se a tabela abaixo, contendo: Área [mm²], Força [N] e Tensão [Mpa]:

 

Área

13,85 mm²

Força (Máx.)

11.397,17 N

Tensão (Máx.)

822,64 Mpa

Def. Específica. (Ruptura)

0,00 %

Mód. De Elasticidade

* Mpa

Por problemas com o software do computador ligado ao equipamento, não foi traçado o gráfico com os dados coletados, onde deveria constar o patamar de escoamento.

5 RESULTADOS

Com base no ensaio realizado, observou-se que a estricção da barra só pode ser vista a olho nu, praticamente no momento de sua ruptura. Houve uma pequena deformação no aço.

Início e Fim de Pega

1 INTRODUÇÃO

A pega do cimento é o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio. Isso se aplica tanto a argamassas quanto a concretos.

O início e fim de pega são usados para se determinar o tempo que o cimento leva para começar a perder a fluidez e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente.  

2 OBJETIVO

Tem como objetivo após a definição da quantidade ideal de hidratação da pasta de consistência, verificar o tempo levado do início da perda de fluidez, até seu completo endurecimento, contado à partir da adição da água ao aglomerante.

3 MATERIAIS UTILIZADOS

 Aparelho de Vicat;

 Cimento Portland CP-II F 32 (500gr);

 Água (500gr ou 26%);

 Argamassadeira;

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Preparo da Pasta: Adicionada a água no cimento, na argamassadeira, depois acionada por 30 segundos em velocidade lenta, em seguida retirado os excessos das bordas, após acionado novamente em velocidade alta de até 2 minutos.[pic 3]

Aferição e teste de consistência: Após o preparo, transferida a pasta para o molde de acrílico e feito o nivelamento. Usado a sonda de tetmajer para determinação da consistência normal, medindo incialmente o ponto zero na base de vidro, e após posicionando a sonda sobre a pasta.

Aferição e teste de início e fim de pega: usando os mesmos componentes da pasta de consistência normal, foi realizado um novo ensaio, para determinar o início e fim de pega. Aferido com a agulha de início e fim de pega, marcando inicialmente o ponto zero sobre a base de vidro, após isso posicionado a agulha sobre a pasta.

5 RESULTADOS

Mistura da pasta iniciada às 18:25 horas, sendo a primeira medição com a agulha às 19:30 horas, neste primeiro momento, não foi obtido nenhuma alteração em relação a medição inicial. No segundo teste às 20:20 horas, também não foi obtido nenhuma alteração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (644.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com