TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REMOVIDO PORQUE ESSE TEXTO PERTENCE A OUTRA NORMA DE 82 E FICARÁ MT EXTENSO DE ACORDO COM O MODELO DE TCC SJ

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Segundo Balbo (2007), a necessidade de adequar e preservar caminhos estratégicos na antiguidade, fez-se essencial a pavimentação de vias. Os egípcios estavam entre os primeiros povos a dar forma de pavimento, ainda de forma primária, mas com a construção inclusive de drenos laterais às vias. Entretanto, assim como os romanos, estas extensões eram destinadas a festividades religiosas, militares e reais.

Com isso, os romanos aperfeiçoaram as primeiras técnicas do que chamamos atualmente de pavimentação, afim de facilitar a comunicação com as províncias orientais e transportar materiais entre as regiões. As técnicas romanas permaneceram por pelo menos dois mil anos.

REMOVIDO PORQUE ESSE TEXTO PERTENCE A OUTRA NORMA DE 82 E FICARÁ MT EXTENSO DE ACORDO COM O MODELO DE TCC SJ

De acordo com a Norma NBR16416/2016 da ABNT, [INSERIR FORMATAÇÃO DE CITAÇÃO]"O pavimento é uma estrutura construída após terraplanagem, e destinada, econômica e simultaneamente, em seu conjunto, a resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais oriundos dos veículos, melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança; resistir aos reforços horizontais que nela atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento".

O desenvolvimento e a evolução no crescimento urbano tornaram as áreas permeáveis cada vez mais reduzidas, o que gera a reincidência de enchentes e outros fenômenos durantes as chuvas, em consequência do aumento de volume de água nas redes. Diante disto, para controlar melhor o uso e ocupação dos solos em construções públicas e privadas, foi criado o índice “taxa de permeabilidade nos documentos de zoneamento e planejamento urbano”. A taxa de permeabilidade varia de acordo com o local de forma de ajude a rede de drenagem.

As áreas verdes, permeáveis e naturais, sempre foram as mais solicitadas, porém, muitas vezes este espaço não possibilita a mobilidade, devido a isso as edificações acabam optando por não a respeitar e utilizam do espaço para instalação de estacionamentos, quadras, entre outras áreas de circulação necessárias.

Unindo esta necessidade de maior espaço para mobilidade e o atendimento de área permeável nas edificações, criou-se o sistema de drenagem urbana, onde utiliza-se piso permeável ou piso drenante como alternativa para atendimento da área de permeabilidade. Reduzindo o escoamento superficial das águas e mantendo o espaço de mobilidade, evitando a formação de lâminas d’água em áreas comuns, diminuindo a probabilidade de enchentes nas mesmas e ao redor, o que proporciona um maior conforto aos seus usuários. Esta é uma solução eficiente, desde que projetada e executada de forma adequada.

A utilização de sistemas complementares ao piso permeável torna a sua eficácia ainda melhor. No caso do empreendimento em estudo, foi considerada a instalação do sistema EPAMS, potencializando a drenagem do local. O sistema EPAMS consiste em uma tubulação de drenagem que impossibilita a entrada de ar, proporcionando uma pressão negativa e gerando um efeito de sucção, o que unido ao piso permeável garante a plena absorção das águas.

JUSTIFICATIVAS RELEVANTES

Preparar um solo para torná-lo drenante não basta apenas instalar uma placa de alta permeabilidade na superfície, pois apesar de ter inicialmente uma rápida absorção, por não ser um solo permeável logo abaixo, inundará imediatamente na parte inferior da placa e fará com que a água retorne para a superfície, formando córregos e poças d'água. Devido a isso é imprescindível que se realize um estudo do solo a ser executado a drenagem, determinando o seu tipo existente e a partir disso elaborar um projeto que defina qual a profundidade necessária de sua base e sub-base, para tornar eficiente o escoamento da água. Além da profundidade, definir qual o tipo de material será agregado ao sistema e calcular a necessidade de um sistema complementar ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com