TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto "Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente",

Por:   •  9/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto "Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente", de Fernando Luiz Abrucio.

O autor conduz análise sobre os avanços e os dilemas por quais passaram as reformas administrativas realizadas a partir da década de 80. Adotando como referência o modelo britânico, que segundo Abrucio é tido como referência pela literatura.

Existem uma série de medidas sendo adotadas na busca da construção de um modelo pós-burocrático, estas se caracterizam por uma grande diferenciação entre si, ou seja, ainda não existe uma coerência, uma via única adotada por todos os países. O que, segundo o autor, caracteriza o estabelecimento de um pluralismo organizacional, na tentativa de superar a crise da burocracia weberiana. O texto também traz destaque aos dilemas enfrentados pelos reformadores pós-burocráticos, que encontram em sua jornada movimentos de resistência às reformas, tais como conflitos políticos e de valores.

O Estado posto como um ativo interventor da economia e promotor do bem-estar social começa a ser colocado em xeque quando se depara com um momento de escassez em que mergulha em profunda crise fiscal (tudo isso fundamentado por uma crise econômica mundial, um período pós-guerra). Passa-se a discutir qual deveria ser o papel do Estado.

Fatores de sócio-econômicos que contribuíram para detonar o gatilho da crise do Estado no pós-guerra: (i) crise econômica mundial (escassez de recursos); (ii) crise fiscal (sobretaxas e perda de capacidade para manutenção do estado de bem-estar da população); (iii) situação de ingovernabilidade (falta de consenso social) e (iv) globalização e inovações tecnológicas (alteraram as formas de produção e a perda do poder estatal no controle das políticas macroeconômicas).

Com menos recursos e mais déficits o corte de custos virou algo a ser perseguido pelo Estado, e isso era possível mediante: a redução de gastos com o pessoal e o aumento da eficiência governamental (modificação profunda do modelo weberiano). Os fatores apontados anteriormente associados ao surgimento de uma ideologia privatizante impulsionaram o movimento de construção de uma nova burocracia, mais ágil e mais flexível, que tomasse lugar do antigo modelo de organização do setor público.

O antigo modelo administrativo, caracterizado por uma organização guiada por procedimento rígidos, forte hierarquia e total separação entre o público e o privado cede espaço às influências do modelo gerencial, importado da iniciativa privada, e que foi o fio condutor das reformas (técnicas gerenciais aplicadas ao setor público). O autor destaca - e demonstra - que o gerencialismo foi implementado com mais êxito no caso britânico do que no caso norte americano, o que muito tem a ver com a dinâmica de suas instituições. No entanto, mesmo no caso britânico, este modelo se mostrou com grande poder de transformação, incorporando melhorias às suas práticas. Indo desde o gerencialismo puro, passando pelo consumerism até chegar ao public service orientation.

A seguir, estão em destaque os principais pontos de cada corrente apresentados pelo autor:

1) Gerencialismo puro - foco na produtividade (eficiência), mensuração quantitativa;

2) Cosumerism - introdução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com