TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESISTÊNCIA

Projeto de pesquisa: RESISTÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Como extrair testemunhos de estruturas de concreto

RESISTÊNCIA

Como é feita a extração de testemunhos de estruturas de concreto?

Marcos Jobagi, por email

A extração dos testemunhos, para fins de avaliação da resistência à compressão, deve ser feita, sempre que possível, na direção ortogonal à de lançamento, e distanciada das juntas de concretagem de pelo menos um diâmetro exemplar. No sentido de preservar a segurança da estrutura, toda extração tem de ser precedida de um escoramento adequado, sempre que ele se fizer necessário. A superfície da estrutura, na região a ser broqueada, precisa ser preparada com a retirada de eventual revestimento. A distância mínima entre bordas dos furos não pode ser inferior a um diâmetro do testemunho. É preciso empregar broca rotativa ou oscilante, refrigerada a água, sem uso de percussão (martelete). O diâmetro do exemplar deve ser de 15 cm, exceto quando isso não for exequível, porém nunca menor que três vezes a dimensão máxima característica do agregado graúdo.

Quando o testemunho não puder ser extraído com 15 cm, o seu diâmetro tem de ser igual ou superior a três vezes a dimensão máxima característica do agregado graúdo que foi utilizado no concreto em questão, mas não inferior a 10 cm. Quando isso também não for possível, a amostra necessita ser composta de, no mínimo, dez exemplares. A relação altura (h)/diâmetro (d) do testemunho capeado será igual a dois, nunca maior. Sempre que isso não for possível, podem ser aplicados aos resultados obtidos os coeficientes da tabela a seguir, sendo admitida a relação (h/d) < 1 somente em casos especiais de exemplares de concreto retirados de pavimentação.

Esses índices de correção são aplicáveis aos concretos com massa específica de 160 kg/m3 a 3.200 kg/m3, rompidos secos em equilíbrio com o ambiente ou úmidos. Os testemunhos têm de ser íntegros e não conter materiais estranhos ao concreto, tais como pedaços de madeira, barras de aço etc. Podem ser aceitos aqueles que contiverem barras de aço em direção ortogonal ao seu eixo e cuja área de seção não ultrapasse 4% da área de seção transversal do exemplar. Para evitar extrair pedaços de armadura, a extração precisa ser precedida de uma verificação experimental do seu posicionamento, concomitantemente com o estudo do projeto estrutural. Após retirados da estrutura, é recomendável que os testemunhos sejam envolvidos em sacos plásticos e acondicionados em caixa de areia, serragem ou outro material similar, não podendo sofrer impactos nem ações danosas que comprometam sua integridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com