TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA AULA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO DIA 27/02/2019

Por:   •  10/3/2019  •  Seminário  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA AULA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS DO DIA 27/02/2019

Imagem Digital: é uma imagem formada por um conjunto de pixels que formam uma matriz. Tais matrizes levam em si informações das coordenadas que o pixel ocupa na matriz e seu valor digital. Tal valor digital, discreto e finito, corresponde ao registro, pelo sensor, do valor de radiância, emitância, ou de retroespelhamento dos alvos.

Imagem Numérica: apresenta os valores de cinza (quantização do nível de brilho) na matriz da imagem. Tais valores são quantizados em bits, que assume somente valores inteiros positivos. De forma análoga à imagem digital, levam consigo informações referentes à posição espacial do pixel e à amplitude de níveis de brilho.

Definição de pixel: é a menor unidade de uma imagem digital.

Imagem binária: é uma imagem digital na qual há apenas dois valores possíveis para cada pixel. É uma primeira forma de classificação e pode ser obtida a partir de uma imagem em níveis de cinza.

Imagem colorida: Uma imagem colorida é uma imagem multibanda, onde a cor em cada ponto (x,y) é definida através de três grandezas: luminância (Value), matiz (Hue) e saturação. A luminância está associada com o brilho da luz, a matiz com o comprimento de onda dominante e a saturação com o grau de pureza (ou intensidade) da matiz.

Modelo RGB: no modelo RGB uma imagem a cores é constituída por três componentes, uma para cada cor. Se forem utilizados 8 bits para cada cor, cada pixel terá 24 bits, sendo possível representar 16 777 216 cores.

Imagem Multiespectrais e Hiperspectrais: imagens multiespectrais são formadas relativamente por poucas bandas (normalmente entre 3 e 20) e não são necessariamente bandas contíguas umas às outras, enquanto que as imagens hiperespectrais normalmente são formadas por um maior número de bandas e estas são sempre contíguas. Com uma imagem multiespectral podemos obter os valores de intensidade nos comprimentos de onda discretos, em que o sistema de captura de radiação, enquanto que com uma imagem hiperespectral o que obtemos é o espectro contínuo ou assinatura espectral do objecto de análise.  

Combinação de bandas: as bandas espectrais representam faixas do espectro eletromagnético e têm a capacidade de discriminar e/ou realçar diferentes objetos nas imagens. Cada banda encontra-se em tonalidades de cinza e é possível criar uma composição falsa-cor para melhorar a visualização dos objetos.

Realce: tem por objetivo melhorar a qualidade das imagens sob os critérios subjetivos do olho humano. Consiste numa transferência radiométrica em cada "pixel", com o objetivo de aumentar a discriminação visual entre os objetos presentes na imagem.

Obtenção e visualização do histograma: o histograma indica a frequência (número de pixéis) com que cada nível de cinza K aparece na imagem, podendo, por isso, ser visto como uma distribuição de frequências, ou distribuição de probabilidade.

Contraste: é uma medida do espalhamento dos níveis de intensidade que ocorrem na imagem. Ao analisar um histograma, quanto mais espalhado for ele, maior o contraste da imagem e vice-versa.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com