TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RElatório final técnico de mecânica

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA INDÚSTRIA PETROLEIRA E NAVAL
TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL

VÍTOR SIQUEIRA DE SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 MACAÉ-RJ

2014

 VÍTOR SIQUEIRA DE SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio, realizado na empresa STME  Manutenção e Montagem Ltda no período de 19/02/2014 à 23/05/2014, desenvolvendo atividades na área de Mecânica.

MACAÉ-RJ

2014

                                                                         SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................  03

1.1 ENCAMINHAMENTO À EMPRESA ............................................................. 03

1.2 RECEPÇÃO DA EMPRESA ......................................................................... 03

1.3 ASPECTOS FÍSICOS DA EMPRESA .......................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO .........................................................................................  04

2.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS DESENVOLVIDAS ............................................ 04

2.2 ATUAÇÃO NA EMPRESA ............................................................................ 04

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................  05

3.1 CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS............................................................... 05

3.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL........................................................ 05

3.3 OPINIÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO (EFONAPE) .................... 05


1. INTRODUÇÃO        

1.1 ENCAMINHAMENTO À EMPRESA

Após o término do curso técnico, entrei em contato com os diretores da empresa STME Ltda para saber sobre a possibilidade de uma vaga para o estágio. Tendo um retorno positivo, me dirigi até a referida empresa e não obtive nenhuma dificuldade no processo de admissão, pois foi averiguado o conhecimento na área, e assim me concederam a vaga para o estágio.

1.2 RECEPÇÃO DA EMPRESA 

Fui muito bem recebido na empresa, pois desde o começo todos os funcionários se colocaram a disposição para me ajudar e ensinar mais sobre os serviços executados. Os supervisores sempre estavam me direcionando a uma área nova para que eu pudesse ao menos conhecer todos os serviços que a empresa prestava. Tive também um estreito contato com a gerência da empresa no qual sempre me deu suporte para a conclusão do estágio.

        1.3 ASPECTOS FÍSICOS DA EMPRESA

Era notório que a empresa era muito bem organizada. Isso porque todas as ferramentas e equipamentos estavam arrumados e com fácil visualização para qualquer funcionário que precisasse. Por ser uma empresa EPP não tinha uma instalação muito grande, mas dava totais condições de trabalho para os funcionários. Era visível também as sinalizações de segurança na empresa. Estavam bem localizadas em toda área da empresa, principalmente na oficina, alertando o uso correto de EPI’s e o cuidado com a nossa segurança e também o do próximo. As tomadas eram bem identificadas com sua  tensão, assim como os equipamentos. A empresa me surpreendeu também por reservar um local exclusivo para o treinamento dos funcionários. Este local era semelhante á uma sala de aula, no qual o engenheiro, o supervisor e o técnico de segurança passavam informações técnicas ou atualizações das normas de segurança da empresa para os funcionários.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADES PRIMÁRIAS DESENVOLVIDAS

Participei de diversos testes com equipamentos elétricos, como teste de tensão aplicada com Hi Pot DC 60 Kv, e Hi Pot AC 60Kv, testes de resistência com megômetro de 500V a 50Kv, testes aprendendo a manusear a Ponte de Kelvin, Testes com Medidor de rigidez dielétrica de óleo isolante, Testes com TTR – medidor de relação de transformação de transformadores a óleo e transformadores a seco.

Participei da montagem de luminárias, montagem de painéis elétricos ligando os cabos de 2,5mm nas contatoras, reles, nos disjuntores, botoeiras, inversores de frequências.

Participei de auxiliando o conserto de motores elétricos, máquinas de soldas, geradores a diesel. Auxiliei o conserto de inversores de frequência, instalações de inversores de frequência. Desenvolvi atividades como: limpeza dos componentes de aterramento, utilizando lixa de ferro, lima chata e nitrato de prata.

Participei de diversos testes elétricos utilizando o multímetro, ohmimetro, alicate amperímetro, alicate volt amperímetro. Auxiliei a arrumação e organização do almoxarifado, na compra de materiais, na embalagem de painéis elétricos, quadros de comando, inversores de frequência, disjuntores, cabos, terminais, anilhas e diversos materiais e equipamentos elétricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com