TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RFID

Trabalho Universitário: RFID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  7.998 Palavras (32 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 32

Resumo

A história do sistema da transmissão por radiofrequência tem suas bases no sistema de radares utilizados na Segunda Grande Guerra Mundial. Os países envolvidos na grande guerra utilizavam radares inventados em 1935 pelo físico escocês Robert Alexander Watson-Watt, para avisá-los com antecedência de aviões enquanto eles ainda estavam bem distantes.

O RFID Existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo. (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Uma grande intensificação no uso da tecnologia RFID em aplicações em logística e no comércio varejista é prevista para os próximos anos, principalmente aquelas voltadas à cadeia de suprimentos.

O sistema funciona assim o RFID é basicamente composto por componentes:

Transponder (tag) - que se situa no objeto a ser identificado, Leitor - que, dependendo da tecnologia usada, pode ser um dispositivo de captura de dados ou de captura/transmissão de dados. Uma vez que os sistemas de RFID geram irradiam ondas eletromagnéticas, são classificadas como sistemas de rádio. A função de outros serviços de rádio deve sob nenhuma circunstância ser prejudicada ou danificada pela operação de sistemas de RFID. Ao se falar em segurança, RFID é associado a controle de acesso, que nada mais é do que a simples ideia de áreas serem restritas somente quem ou a o que tiver um tag com determinadas informações. Assim, para se fraudar a segurança ter-se-ia que possuir um tag com as informações específica e a frequência certa de operação do leitor.Além do controle de acesso, um sistema RFID pode prover na área de segurança outros serviços.Nos últimos anos houve avanços consideráveis na tecnologia utilizada para o RFID tais como poder de alcance, miniaturização (produção de peças e mecanismos de pequeníssimas dimensões). Em meio a tantas possibilidades de violação da segurança, existem estudos para que a tecnologia RFID seja implantada sem causar danos aos seus usuários. Isso faz com que seu uso em larga escala seja viável e que a vida das pessoas seja facilitada sem nenhum transtorno.

Introdução

O RFID é uma tecnologia existente desde a segunda guerra mundial, porém somente agora está se popularizando e a cada dia mais empresas estão considerando utilizar a identificação por radiofrequência para melhorar seu desempenho.

A necessidade de agilizar os processos e automatizar tarefas são outros fatores que motivam a utilização de RFID.O desenvolvimento de tecnologias para otimização das linhas de produção e seu monitoramento vêm crescendo com o passar do tempo, impulsionando diversas pesquisas, onde a tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) se enquadra. O RFID obtém os seus dados por meio da frequência de rádio, permitindo atribuição de uma identidade única a uma pessoa ou a um objeto por meio do armazenamento de um número de série em um microchip o qual se encontra em uma etiqueta. Os sistemas são compostos por transpoders, leitores e a implementação de um banco de dado acessando as informações sobre o objeto identificado. Quando a etiqueta (transponder) entra na zona de leitura do leitor, o qual emite um campo magnético ativando a tag para troca ou envio de informações. No mercado existem diversos modelos com suas respectivas características e são utilizadas de acordo com a aplicação almejada. Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito da tecnologia de identificação por radiofrequência, os componentes de um sistema RFID e a utilização desta tecnologia. Expor a utilização prática da tecnologia RFID, diversidade de aplicação, vantagens e desvantagens, o futuro dessa tecnologia / problemas que podem causar no futuro e uma pesquisa com RFID no Brasil. O tema RFID identificação por radiofrequência é uma tecnologia que está em evidência devido à necessidade de automatizar tarefas, melhorar o controle de produtos e agilizar atendimentos. O trabalho será realizado para difundir o conceito da tecnologia de identificação por radiofrequência e terá como fonte de pesquisa a internet e referências bibliográficas sobre RFID.

Breve história

A história do sistema da transmissão por radiofrequência tem suas bases no sistema de radares utilizados na Segunda Grande Guerra Mundial. Os países envolvidos na grande guerra utilizavam radares inventados em 1935 pelo físico escocês Robert Alexander Watson-Watt, para avisá-los com antecedência de aviões enquanto eles ainda estavam bem distantes. Porém, os radares não identificavam aliados de inimigos. Foi aí que os alemães descobriram que se seu pilotos fizessem uma determinada manobra (360° ao longo do eixo de simetria) quando estivessem retornando à base iriam modificar o sinal de rádio que seria refletido de volta ao radar. Esse é, essencialmente, considerado o primeiro sistema de RFID.

A Inglaterra, tendo o Sr. Watson-Watt do seu lado, desenvolveu o primeiro identificador ativo de amigo ou inimigo (IFF – Identify Friend or Foe). Todo avião britânico recebeu um transmissor que, ao receberem sinais das estações de radar, começavam a transmitir um sinal

Nas décadas de 50 e 60, cientistas de várias partes do mundo (Estados Unidos, Europa e Japão) divulgaram pesquisas a respeito de como a energia de radiofrequência poderia ser utilizada para identificar objetos em várias situações.

No setor comercial, a sua primeira utilização se deu em sistemas antifurto, que utilizavam ondas de rádio para determinar se um item havia sido roubado ou pago normalmente. Foi neste contexto que surgiram os tags (etiquetas eletrônicas), que fazem parte do sistema de RFID até hoje.

http://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/rfid/RFID_arquivos/breve%20historia.htm 26/06/14 08:46

O Que é RFID

Existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.

RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos e documentos até animais ou mesmo indivíduos, sem contato e sem a necessidade de um campo visual. Uma grande intensificação no uso da tecnologia RFID

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com