TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE NEGOCIACOES SALARIAIS

Artigos Científicos: ROTEIRO DE NEGOCIACOES SALARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.512 Palavras (15 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 15

ROTEIRO DE NEGOCIACOES SALARIAIS

Desafio

Capítulo 3: Negociação salarial

Estar preparado na negociação:

Fazer uma pesquisa de mercado e levando em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais, como bônus, ações e férias. Certificar-se que se esta solicitação atende às suas expectativas, para não ter problemas futuros. Ter justificativas na ponta da língua para defender sua proposta é muito importante para chegar ao objetivo, ressaltando experiências e competências.

Ser firme:

A maioria dos negociadores procura escapar com reações que aparentam estar insatisfeitos com a situação, e que não há necessidade de um aumento salarial. Evite esta cilada fazendo uma

oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar.

Ser prudente:

Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes. Se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta. Use sua energia para criar soluções, não para armar uma batalha.

Controlar a ansiedade:

Não deixar a negociação para o fim da conversa. Deixe a conversa rolar, conquistar o empregador e então falar sobre valores.

Primeiro, a empresa:

Quando o empregador faz a proposta antes, é importante revisar a proposta. Comparar o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.

Quando o negociador faz a famosa pergunta "Quanto você tem em mente?"

Para responder a pergunta, responder com uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos. É uma situação que pode dizer que procuro algo em torno de um valor próximo ao valor que é pago a profissionais diferenciados, pois com a negociação você está se colocando como tal. Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.

Começar com o tom certo:

Deixar o negociador saber que na qualidade de um profissional que é demonstrado na situação, ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa é um dos pontos primordiais da negociação, porém ao mesmo tempo mostrar a qualidade e benefícios que a empresa tem com o desempenho do trabalho. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros

comportamentos rígidos.

Ter uma carta na manga:

Criar possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e candidato pode decidir qual é a mais vantajosa para ambos.

Deixar claro seus interesses:

A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos, como divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidade, uma agenda de promoções, férias maiores ou horários flexíveis.

Focar em um critério:

É muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou tempo de casa. Procurar saber em qual linha você se encaixa na empresa.

Primeiro ano na empresa com boas expectativas de crescimento profissional e financeiro, assumindo compromissos de liderança de uma equipe de pessoas, participação de reuniões gerenciais e tudo com dedicação e perfeccionismo, contudo veio à necessidade de uma qualificação superior para adequação das exigências da função.

Após toda dedicação seria frustrante a resposta negativa na tentativa de aumento salarial, e foi o que aconteceu, porém as atitudes e argumentações entram em cena nessa ocasião decisiva, pois na intenção de um acordo foi citada a necessidade de o trabalhador ser motivado por uma recompensa, necessidade de satisfação pessoal, necessidade de sentir o reconhecimento da parte da empresa, e maior comprometimento em consequência do reconhecimento.

Receber um não é sempre frustrante,

porém é necessário um preparo psicológico em tal situação, porque normalmente as pessoas não tem separação entre seus sentimentos particulares da vida profissional.

No entanto, uma resposta negativa em meio ao exposto, gera maturidade e experiência em uma negociação salarial para outras ocasiões com a mesma finalidade.

ANEXO I

Definição de negociação

Negociação é confrontar interesses entre você e uma situação ou entre duas ou mais pessoas para chegarem a um acordo satisfatório

"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)

O que fazer para tornar a negociação em um sucesso?

• Transmitir e manter a confiança;

• Nos prepararmos a tempo para a negociação;

• Ser breve consigo na exposição;

• Estar disposto a ceder – flexibilidade

• Ter postura para dar e exigir respeito;

• Utilizar técnicas de comunicação eficazes – por exemplo, saber escutar;

• Guardar sempre algum trunfo e pontos em que você esteja disposto a ceder;

• Valorizar o oponente.

Dicas para negociar. Prepare-se antes de iniciar a negociação:

Mapeamento da Situação – antes de contatar o parceiro, é necessário perguntar-se:

• Que metas vou propor?

• Quais os meus objetivos?

• O futuro parceiro terá interesse pelo que vou propor?

• O que posso conceder?

• Qual meu limite mínimo, de forma que o resultado seja ganho-ganho?

• Como chegar até

a pessoa/grupo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com