TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Tese: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Tese  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA UNIDERP

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

TÉCICAS DE NEGOCIAÇÃO

JAQUELINE COSTA DIAS – RA 431654

KELDEN MARCELINO RODRIGUES – RA 434314

KIMBERLY DAIANE DE FREITAS PORTO - RA 410238

MIRIA DE JESUS CHARÃO – RA 421825

VERÔNICA SANTANA RODRIGUES – RA 430857

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

PROFA. MARIA KAREM GRUBERT ROJAS

URUGUAIANA

ABRIL 2013

Roteiro de preparação para negociações salariais

Baseado na construção do desafio: ao pedir um aumento salarial, como se preparar para um ‘‘NÃO’’, como reagir e administrar a situação e seus argumentos.

Isso tudo depende de diversos fatores: como a empresa se encontra no momento? Ela pode conceder funcionário está pedindo? E o funcionário, está merecendo este aumento?

Cenário do Funcionário

Você estaria preparado para receber uma resposta negativa? Sim

Qual seria sua reação? O primeiro passo é a argumentação, dizer que o trabalho está sendo bem feito, nunca faltou a um dia de trabalho, está se atualizando, fazendo cursos relacionados á sua área, está batendo suas metas mensalmente, todos os colegas o tem como um exemplo a ser seguido dentro da empresa, é o destaque da sua área todos os meses.

Como administraria a situação?

Em primeiro lugar devemos observar as situações.

Cenário da empresa

1. A empresa está em uma situação favorável, em franco desenvolvimento e expansão no mercado, com o caixa cheio, com todas as metas batidas e com o balanço mensal positivo.

2. A empresa está estagnada, há anos com a situação estável, o lucro mensal cobre apenas os gastos com seus credores e funcionários.

3. A empresa está com o caixa vazio, cheia de dívidas, cortando gastos e dispensando mão de obra.

Deste modo, tendo conhecimento do cenário do funcionário e das possíveis situações em que a empresa se encontra, ao receber um ‘‘NÃO’’ quando pedir um aumento salarial, como agir nessa situação?

Cenário 1 da empresa:

Antes de pedirmos o aumento salarial, temos conhecimento de que a empresa está em crescimento, com o volume de produção alto, com aumento do custo variável, atingindo objetivos, enfim, a empresa está no azul. Além disso, estou qualificado e preparado para receber este aumento e assumir novas responsabilidades.

Porém, a empresa disse um ‘‘NÃO’’ prontamente!

Acreditamos que o funcionário se sentiria desvalorizado, pois a empresa não estaria respondendo as suas expectativas, mesmo estando com superávit mensal há bastante tempo e podendo conceder o reajuste ao empregado.

Dessa forma poderia recorrer até aos seus superiores, acima do chefe direto, expondo a situação e pedindo a compreensão dos mesmos.

Cenário 2 da empresa:

Sabemos que a empresa está em uma situação estável. As metas e prazos estão sendo cumpridas a risca, porém sem obter lucros expressivos.

Como reagir e quais argumentos utilizar nessa situação em uma resposta negativa?

O funcionário se sentiria com baixa autoestima, desmotivado, ao mesmo tempo consciente de que a empresa não possui condições de proporcionar um aumento salarial no atual momento.

Portanto, o subordinado, almejando um melhor salário e crescimento na carreira, analisando a situação e percebendo que a empresa não está atendendo ás suas expectativas, se empenharia em conseguir outro emprego, porém com melhores condições, em outra empresa do mesmo ramo.

Cenário 3 da empresa:

A empresa está com déficit em caixa, custo fixo e custo variável negativos, enxugando o quadro de funcionários e cortando gastos em diversas áreas.

Qual seria sua reação, administração da situação e argumentos nesse cenário?

Apesar de tentar explicar e usar argumentos do tipo ‘‘estou me qualificando’’ e ‘‘batendo metas’’, compreenderia o atual momento da empresa, tendo em vista que a mesma está em uma situação desfavorável, cheia de dívidas e com imensas dificuldades de cumprir seus prazos e metas com seus credores.

Nessa situação seria coerente nem pedir um aumento salarial, mas se ainda assim optar por pleitear um reajuste, ter muito cuidado, pois nesse caso seria preferível manter o emprego ao invés de ser o próximo a sair.

Anexo 1 – Texto 1

Definições de negociações por visões diferentes

José Augusto Wanderley

‘‘Saber preparar uma negociação é uma habilidade fundamental. ’’

Uma negociação eficiente faz parte de muita competência. Devemos lembrar que competência está relacionada a aspectos da realidade externa dos negociadores, um negociador dinâmico estuda o comportamento das pessoas durante uma negociação, é um processo de descobertas.

Hodgson

‘‘As negociações acontecem no momento em que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma troca, ela acontece o tempo todo nesse principio.’’ Para uma boa negociação devemos avaliar situações, condições para esta negociação, escolher o dia a hora apropriada é essencial para um dialogo eficaz entre as partes negociantes.

Podemos citar que a negociação pode ser facilitada com credibilidade, ou seja, cumprir o que prometer na hora da negociação, outro fator é a coerência, dizer o que pensa e não o que a outra parte gostaria de ouvir, a receptividade que nada mais é do que dividir com a outra pessoa a experiência e o conhecimento e por fim a clareza dos fatos que é mostrar para a outra parte o porquê é realmente necessário tomar aquela decisão.

Vídeo pratica e técnicas de negociação

Apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com