TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rastreabilidade

Resenha: Rastreabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A rastreabilidade pode ser entendida como a capacidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização de um item por meio de registros. Ela faz parte dos processos logísticos, internos, de segurança e/ou de programas de qualidade, e de todo processo de negócio, da estrutura organizacional. Envolve diversas áreas da empresa, além de fornecedores, parceiros logísticos e comerciais. A sua aplicação baseia-se no cumprimento de determinadas funcionalidades entre diversos parceiros ao longo da cadeia de abastecimento para garantir a disponibilidade de informação para eventuais necessidades do consumidor ou cliente final. A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a redução dos riscos ao consumidor, proteção da marca e gestão dos riscos relacionados à distribuição e consumo de produtos inadequados (insumos fora de especificação, problemas no processo de fabricação, alterações atípicas, adulterações, falsificações), o que melhora seus resultados e minimiza perdas e custos com eventuais recalls e indenizações. O uso da tecnologia da informação e a automação de processos são ferramentas fundamentais para garantir a confiabilidade dos sistemas de rastreabilidade. Existem regulamentações específicas para garantir a rastreabilidade de produtos envolvendo a aquisição de matéria-prima, fabricação, distribuição e comercialização. O rastreamento é um instrumento fundamental quando a mundialização dos mercados comerciais torna muito difícil a identificação da origem das matérias-primas e das circunstâncias em que se realiza a produção, dos alimentos em especial. Esta indicação permite ainda, no caso de surgir um problema de saúde pública, identificar todo o lote contaminado e, se necessário, retirá-lo do mercado, bem como definir a responsabilidade de cada um dos intervenientes na produção. Permite, assim, uma intervenção rápida por parte das autoridades competentes.

Gestão de riscos: Poder de resposta no caso de crise para proteção da marca; Minimização das quantidades retiradas do mercado e conseqüentes custos; Minimização do impacto causado por produtos com problemas; Proteção de toda a cadeia de suprimentos; Confiança do consumidor.

Algum tempo atrás, a questão da segurança de produtos e consumidores era tratada como sendo uma responsabilidade das indústrias. Contudo, a publicação de regulamentações específicas sobre estes assuntos, tanto no mercado interno quanto externo, trouxe à tona uma significativa mudança na forma de encarar e tratar isso. Além do aspecto legal, a segurança do consumidor – no caso da Saúde dos pacientes – tornou-se uma responsabilidade e ética de negócios.A qualidade e segurança dos produtos e serviços contribuem de forma decisiva para aumentar a confiança do consumidor e fortalecer o seu relacionamento com as instituições de Saúde. A rastreabilidade garante maior segurança ao paciente, uma vez que, através de processos manuais de rotulagem e etiquetagem de fármacos, a chance de erro humano aumenta.

Motivação empresarial para colaborar na rastreabilidade: 1 A eliminação de ineficiências nas operações comerciais e logísticas, que reduzem custos operacionais e de transação. 2 Qualidade - a garantia de melhora contínua dos processos e produtos e o atendimento das necessidades dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com