TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curto circuito e vazamento de corrente

Seminário: Curto circuito e vazamento de corrente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

Curto-circuito e fuga de corrente

Saiba por que acontecem e conheça as dicas para identificar esses dois problemas das redes elétricas

Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas residenciais são os curto-circuitos e fuga de corrente. Ambos acontecem principalmente quando existem falhas na isolação dos circuitos, ou seja, nos casos em que há condutores desencapados, ligações malfeitas e fadiga do material isolante.

O curto-circuito ocorre quando há contato entre condutores energizados pela rede elétrica. Nesse caso, o disjuntor do circuito que está em curto desarma e é fácil descobrir o ponto em que ocorreu o curto. Mas quando uma instalação tiver todas as cargas interligadas em um mesmo circuito, a situação é mais crítica. Em um primeiro momento, alguns sinais visuais podem dar algumas indicações de onde ocorreu o curto. "Lustres e ligações de torneiras elétricas, por exemplo, são alguns dos pontos em que curtos-circuitos ocorrem com maior facilidade. A presença de um chamuscado próximo a esses equipamentos é um sinal de que o problema pode ter ocorrido ali". Para detectar o ponto da instalação em que ocorreu o curto-circuito, o eletricista deve usar uma lâmpada de teste ligada em paralelo ao disjuntor que está desarmando. Esse profissional saberá que o ponto com problemas foi encontrado quando o brilho da lâmpada diminuir ou cessar.

Fugas de corrente

A fuga de corrente é uma espécie de "vazamento" da corrente elétrica. Para facilitar a detecção desse problema, os circuitos devem ter um dispositivo chamado DR (Disjuntor Diferencial Residual). Esse elemento desarma no caso de fuga de corrente e, com isso, evita choques em pessoas e danos em equipamentos.

O DR é um fator de proteç

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com