TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento De Residuos Solidos Na Construção Civil

Ensaios: Reaproveitamento De Residuos Solidos Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O volume de resíduos sólidos gerados atualmente é um dos principais problemas que afeta a qualidade de vida e o meio ambiente nos grandes centros urbanos.

Os resíduos gerados pela cadeia produtiva da construção civil constituem um dos maiores problemas para a administração pública, visto que seu gerenciamento adequado acarreta custos elevados. A quantidade de resíduos gerados e a falta de áreas de deposição adequadas, próximas e disponíveis são alguns dos aspectos operacionais envolvidos nessa questão.

Nos últimos anos , a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos da construção civil tem crescido e as soluções começam a surgir na forma do empreendimentos de reciclagem, que reaproveitam tais materiais, reintroduzindo-os em novos ciclos produtivos para fabricar novos produtos. Os entulhos da construção civil são matéria-prima de qualidade para agregados, como areia e brita , que podem ser reaproveitados na pavimentação, contenção de encostas , canalização de córregos e uso em argamassas e concreto.

Alem de reduzir a pressão sobre os recursos naturais , a reciclagem de resíduos da contruçao civil é portadora de vantagens sociais , econômicas e ambientais. Para as prefeituras , significa menos despesas e área nos aterros para receber esses entulho. A politica nacional de resíduos sólidos é a grande estimuladora do estabelecimento desse segmento no país.

OBJETIVO

Identificar os resíduos gerados através das obras de construção civil na cidade de Aracaju , saber os problemas causados pelos mesmos , e conhecer o seu destino final e métodos utilizados para o reaproveitamento, com o intuito de elaborar um relatório geral sobre a atual situação afim de abranger tal conhecimento para pessoas de diferentes áreas profissionais.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Caracterizar os resíduos sólidos

- Identificar os pontos de coleta de entulho na cidade

- Identificar os locais oficiais de destino final dos entulhos

- Identificar as possíveis formas do reaproveitamento desses entulhos.

JUSTIFICATIVAS

No mundo atual , cada vez mais existem preocupações quanto ao futuro do nosso planeta , e isso passa por todos os processos de desenvolvimento sustentáveis , ou seja , temos que atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem as suas próprias. Entao o reaproveitamento de resíduos é fundamental para o futuro do nosso planeta e mais importante ainda é abranger tal conhecimento para o maior numero de pessoas possíveis , afim de que todas as áreas profissionais se envolvam em encontrar soluções cada vez mais sustentáveis , tanto no lado econômico como no ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com