TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos: reutilização de material descartado pela construção civil em São Luís

Por:   •  15/10/2015  •  Artigo  •  6.238 Palavras (25 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 25

RESÍDUOS SÓLIDOS: proposta de reutilização de material descartado pela construção civil em São Luís

Cristiana Cunha Carneiro

RESUMO

O presente estudo descreve uma análise de desempenho da gestão de resíduos sólidos na construção civil no que diz respeito à efetivação de políticas de qualidade. Seu discurso enfatiza a importância de políticas institucionais voltadas à orientação, conscientização e destinação de rejeitos da construção civil; na motivação, organização, adoção de boas práticas e medidas de segurança ocupacional aos trabalhadores. Como exemplo, decidiu-se capacitar uma proposta para as empresas do setor da construção civil para que implementem programas de qualidade na gestão de resíduos sólidos por ela produzidos. O principal objetivo do estudo é o de apresentar a gestão de resíduos sólidos na indústria da construção civil associada ao programa de reciclagem, incentivando a promoção de experiências entre as construtoras de São Luís, Maranhão. O estudo se apresenta como do tipo explanativo e qualitativo, que se valeu da implementação de uma política interna de gestão e reciclagem de resíduos sólidos na construção civil. Os benefícios de ações desta natureza na qualidade na gestão de resíduos sólidos podem advir de medidas simples, porém bastante construtivas na capacitação dos colaboradores e na aferição da responsabilidade que as construtoras devem assumir diante das leis ambientais e do mercado, que valorizam empresas que se comprometem com uma política sustentável.

Palavras-chave: Construção Civil. Resíduos Sólidos. Reciclagem.

1 INTRODUÇÃO

O reaproveitamento de resíduos sólidos consta quanto uma prática que vem angariando mais seguidores e processos a cada dia, visto seu papel importante na conservação de recursos e na minimização de impactos ambientais, bem como na redução de custos financeiros que seriam demandados pelas práticas mais convencionais de utilização de materiais em determinados empreendimentos.

Estas práticas têm sido empregadas em diversos segmentos produtivos que, além do contexto sustentável incluso em sua utilização, possui também uma carga social bastante importante, pois permite geração de emprego e renda em toda sua cadeia produtiva, como possível reconhecer na coleta de resíduos sólidos domésticos, em que consta o reaproveitamento de metais, papéis e toda sorte de materiais que possam ser reciclados e reutilizados de alguma forma.

Contudo, no que tange a outros setores, os resíduos sólidos apresentam função ainda mais emblemática no que se refere à conciliação entre desenvolvimento sustentável, correspondência às leis e valorização institucional por meio de políticas de responsabilidade ambiental, como, por exemplo, no caso da indústria da construção civil.

A concepção de obras diversas caracteriza um processo irreversível e em estado de efervescência no Brasil e, especialmente, no Maranhão.

Prédios residenciais, industriais e obras de diversas magnitudes estão sendo construídos a todo o momento, absorvendo uma grande carga de recursos e gerando impactos ambientais diversos, como, por exemplo, resíduos sólidos de toda ordem, que caracterizam o termo denominado popularmente de entulho.

Esses rejeitos se constituíam como um grande problema para as construtoras, pelos excessos que requeriam espaço e custos para seu descarte e pela pressão de órgãos ambientais quanto à fiscalização de empreendimentos e da aplicação de multas para potenciais infrações.

Entretanto, esta realidade tem sido alterada através da incorporação de tecnologias na gestão de resíduos da construção civil, contribuindo no reuso de entulho e demais materiais que conferiam sérios problemas econômicos e ambientais às construtoras.

Atualmente, há uma série de técnicas e ferramentas que permitem reutilizar rejeitos provenientes desde o processo de construção dos próprios empreendimentos, bem como de materiais advindos de outras fontes.

A reutilização de resíduos sólidos, no contexto da construção civil, pode ser aplicada de diversas maneiras e de modo proporcional ao tipo de material envolvido no processo, como, por exemplo, servindo desde composição base para projetos de criação de vias de acesso, calçamento, urbanização de áreas, alicerces para construções de pequeno porte, acabamento, dentre outras utilidades que permitem aplicar uso e valor a um material que até pouco tempo atrás era descartado de forma banalizada, gerando impactos bastante nocivos ao ambiente.

Contudo, a utilização de resíduos sólidos demanda cuidados específicos quanto ao seu manuseio, sobretudo aos funcionários que lidam diretamente com o material que possui origem diversas e, por vezes, não-identificada.

O impasse principal neste processo remete quanto à origem destes rejeitos quando não provenientes do próprio empreendimento que o reutilizará. É comum o fato em que projetos de construção civil não detêm resíduos sólidos suficientes para implementar o processo de reciclagem, buscando estes recursos de outras fontes, que são geralmente adquiridos sem qualquer custo.

Para se delimitar esta temática, optou-se por centralizar o discurso sobre como a reciclagem pode ser implementada pela gestão de resíduos sólidos da construção civil, discorrendo-se de forma mais precisa sobre como os valores implícitos nesta abordagem administrativa se compromete quanto ao controle de mecanismos, técnicas e forças humanas, sobre sua política de gestão e quanto às práticas e responsabilidades por ela atribuídas.

Para este propósito, o presente estudo concentra o discurso sobre uma das representações mais conhecidas nos modos de produção modernos, gestão de sistemas ambientais, que consiste na orientação de práticas mais organizadas e efetivas na operação do sistema industrial, questionando sobre como a reciclagem pode contribuir no aperfeiçoamento do gerenciamento de resíduos sólidos na indústria da construção civil

É esta temática que artigo em questão pretende discutir. Trata-se de um assunto interessante para a discussão, sobretudo no que tange à aferição de modos produtivos e sustentáveis que visam também a implementação de práticas mais salubres e positivas quanto à qualidade de vida no trabalho e no que diz respeito à sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com