TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reutilização de resíduos sólidos da Construção civil

Por:   •  16/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.340 Palavras (18 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

AGUISON NERES DE OLIVEIRA

RECICLE SEGURANÇA A PARTIR  DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Feira de Santana-BA

2017


 AGUISON NERES DE OLIVEIRA[pic 2]

RECICLE SEGURANÇA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Universidade Candido Mendes (UCAM), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Orientador(a): Profa. Dra. Sâmia Paula Santos Neves

 

Feira de Santana-BA

2017

RECICLE SEGURANÇA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Aguison Neres de Oliveira[1]

RESUMO

A problemática dos resíduos de construção civil sempre esteve presente no Brasil, no entanto, nas ultimas duas décadas ela vem recebendo uma maior atenção devido à grande quantidade que é produzida e a sua destinação final. Quando não é dada a destinação final adequada aos resíduos de construção civil eles acabam sendo depositados, clandestinamente, em terrenos baldios, áreas de preservação permanente, vias e logradouros públicos. Tais resíduos, quando depositados irregularmente causam impactos, que muitas vezes podem prejudicar o meio ambiente e à qualidade de vida da população. Municípios brasileiros sofrem com os impactos ambientais causados pela deposição irregular de resíduos, uma vez que possui poucas áreas para a destinação final correta desses resíduos. Com o intuito de minimizar tais impactos, pode ser instalado “Bolsões de Entulho”, que são os Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos da Construção Civil e Volumosos devidamente licenciados e capacitados para o recebimento, triagem e encaminhamento desses resíduos para a destinação final correta, que é a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que faz a reciclagem desses resíduos e os colocam novamente no mercado por um preço mais acessível.

Palavras-chave: Resíduos de Construção Civil, Impactos Ambientais, Destinação Final, Reciclagem.

INTRODUÇÃO

A macroestrutura da indústria da construção civil (construbusiness), que envolve desde o setor de materiais de construção, a construção propriamente de edificações e a construção pesada como, são conhecidas como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.A ocorrência dos Resíduos da Construção Civil no meio urbano os definem como resíduos sólidos urbanos, e sua constituição pode ser variável em função de sua origem. Tais resíduos podem ser originados basicamente de três formas: de novas construções, de reformas e demolições.(SANTOS, 2007).

Atualmente é evidente a crescente geração de resíduos sólidos provenientes de construções, demolições e reformas na construção civil, com isso se faz necessário o uso de soluções diversificadas com o propósito de diminuir aqueles materiais   vão para os aterros sanitários bem como: potencializar o uso desses resíduos como matérias-primas secundárias, contribuindo assim para as condições ambientais dos espaços urbanos.

Esse artigo, tem como objetivo estudar os tipos de resíduos produzidos pela construção civil e como esses podem ser utilizados na pavimentação urbana através da reciclagem. Fazer uma breve retrospectiva histórica sobre pavimentação urbana;

Classificar os resíduos da construção civil que terão tratamentos distintos; Demonstrar a possibilidade da utilização de resíduos da construção civil na pavimentação urbana, assim como explanar sobre gestão ambiental de resíduos da construção civil.

Resíduos como, concreto, telhas, madeira, gesso, pedras precedentes da construção ou demolição podem ser reciclados. A reciclagem destes materiais nos garante uma redução de custos e diminui os gastos com a sua disposição. Muitas vezes esse material “entulho” é retirado da obra e disposto de forma clandestina, principalmente, em lugares indevidos como em terrenos baldios, margens de rios e de ruas da periferia, gerando um custo ambiental e social, além de uma degradação na qualidade de vida urbana como, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças.

A reciclagem dos resíduos de construção e demolição evita sua deposição nos aterros ou em locais indevidos, e os custos com o seu transporte, portanto, a reciclagem pode ser mais barata do que a disposição dos seus rejeitos. Só é possível compreender a necessidade de uma gestão ambiental a partir da consciência da dimensão que os impactos do setor da construção civil causam ao meio ambiente.

Portanto se faz necessário o estudo desse trabalho para que se tenha um maior conhecimento sobre essa temática a fim de promover uma melhor qualidade de vida no meio urbano, como também, para evitar a retirada e o esgotamento de recursos naturais do meio ambiente.(TÉCHNE,2006)

A partir dos anos 50 (cinquenta) as obras de pavimentação tiveram um grande avanço em seu crescimento, porém a indústria da construção provoca impacto ao meio ambiente, desde a ocupação de terras, até a disposição final de resíduos sólidos. A engenharia surge como agente transformador do meioambiente, contribuindo através dodesenvolvimento de diversas pesquisas, principalmentesobre o aproveitamento de resíduos sólidos da construção civil e sua utilização na pavimentação.

A escassez de recursos naturais tem instigado à busca por soluções que tragam o desenvolvimento econômico ao lado com o crescimento sustentável. O problema ambiental gerado pelos resíduos depositados de forma desregrada em aterros clandestinos, acostamentos e rodovias deve ser resolvido visando preservar o meio ambiente. Ações têm sido criadas para reverter essa situação, é o caso da resolução do CONAMA 307/02, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a Gestão dos Resíduos da Construção Civil.

É essencial que possua um empenho coletivo na área de pavimentação urbana para aumentar o conhecimento do desempenho do agregado reciclado de resíduo da construção civil e assim saber trabalhar com ele explorando suas potencialidades, pois já esta claro que este material possui ótimas condições de utilização, desde que convenientemente reciclado.

METODOLOGIA

Segundo Sabattini (1989: p.336) “o objetivo de uma metodologia é o de estabelecer uma orientação efetiva ao pesquisador que dela se utilizar em um certo processo investigativo, possibilitando-lhe tomar decisões oportunas e selecionar as hipóteses, técnicas e dados mais adequados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (412.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com