TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento de Energia

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

ADILSON PEREIRA DA SILVA

ANDERSON TEIXEIRA

ERICSON LUIZ ASSUNÇÃO ANHAIA

GISLAINE PIRES MACHADO

JESSICA DE OLIVEIRA SILVA

MAILON VITAL RODRIGUES

RICARDO DO ESPIRITO SANTO

WAGNER VINER FRANÇA

ECONOMIA DE ENERGIA

SOROCABA

2015

ADILSON PEREIRA DA SILVA

RA: C4822A7

ANDERSON TEIXEIRA

RA: C40DGB9

ERICSON L. ASSUNÇÃO ANHAIA

RA: C61EJA9

GISLAINE PIRES MACHADO

RA: C605BF9

JESSICA DE OLIVEIRA SILVA

RA: C475157

MAILON VITAL RODRIGUES

RA: C50FJA5

RICARDO DO ESPIRITO SANTO

RA: C553956

WAGNER VINER FRANÇA

RA: C561398

ECONOMIA DE ENERGIA

Trabalho apresentado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Paulista de Sorocaba como exigência parcial para o cumprimento do semestre letivo.

Orientador: Prof. Mestre Alessandro Jordão.

SOROCABA

2015

RESUMO

Este trabalho apresenta técnicas para economia de energia através de mudanças de comportamento ,que nem sempre e fácil com tanto conforto e comodidade que foi adquirido ao longo dos anos, mas  e em meio a crise hidrelétrica e aos aumentos na conta de energia e necessário economizar , com pequenas atitudes pode-se contribuir para diminuir o desperdício de energia elétrica e por consequência ter sua conta reduzida.

        Palavras-chaves: Economia; Mudanças; Diminuir; Desperdício.

ABSTRACT

This paper presents techniques for energy saving through changes in behavior because it is not always easy with such comfort and convenience that has been acquired over the years, but and amid hydroelectric crisis and increases in energy bill and need to save, with small actions can help to reduce the waste of electricity and consequently have reduced account.


Keywords: Economy; Changes; Reduce; Waste.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. A ESCASSEZ DE CHUVAS E MEIOS SUSTENTÁVEIS        

3. O AUMENTO ABUSIVO DE TAXAS E IMPOSTOS NAS CONTAS DE LUZ        

4. RESULTADOS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1. INTRODUÇÃO

 

O objetivo deste estudo é demonstrar que através de pequenos hábitos é possível fazer uma grande diferença, neste trabalho abordou-se sobre a economia de energia, o consumo exagerado e sem consciência e os aumentos absurdos de taxas e impostos cobrados nas contas de luz. Verifica-se que o Brasil está passando por grandes dificuldades com a escassez das chuvas, com isso os reservatórios de água estão muito abaixo de sua capacidade normal. O governo, que ao longo dos anos não se comprometeu em fazer investimentos na área de energia elétrica, a maior parte da energia gerada no país vem das usinas hidrelétricas, esse conjunto de fatores influenciou na alta dos preços na conta de luz dos brasileiros, agora sofre as consequências da falta de planejamento e de investimento.

Contudo, infelizmente, o maior e mais prejudicado, é sempre a população mais carente, que fica cada vez mais castigada com o descaso do governo, pois os altos índices de reajustes praticados pelo governo, compromete significativamente a renda dessas famílias, que muitas vezes precisam sacrificar o próprio alimento para conseguir pagar as altas taxas de energia, isso sem mencionar a imensa carga tributaria que já pesa e muito no bolso do contribuinte.

        Mas neste trabalho, demostrou-se que através de pequenas mudanças é possível mudar uma realidade, e que cada um pode fazer sua parte para mudar essa realidade atual do Brasil, mesmo que o governo não faça sua parte, cada cidadão pode e deve contribuir para evitar uma crise maior de abastecimento no país.

Portanto, o presente trabalho é composto de introdução, e dois tópicos, o primeiro é dedicado à escassez de chuvas e meios sustentáveis, já o segundo tópico tem como objetivo abordar o aumento abusivo de taxas e impostos nas contas de luz. Finalmente colacionaram-se as contas de energia dos membros do grupo, e demonstrou-se através de uma tabela, a redução de consumo de cada integrante.

2. A ESCASSEZ DE CHUVAS E MEIOS SUSTENTÁVEIS

 

 A maioria dos reservatórios das hidrelétricas está com um nível de água menor do que o registrado em 2001, ano em que o país enfrentou um racionamento de energia. Segundo boletim do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), 18 (85%) dos 21 principais reservatórios enfrentam problemas com a estiagem. A estiagem tem obrigado o governo federal a acionar as termelétricas, que têm geração de energia bem mais cara que as hidrelétricas.

As usinas hidrelétricas respondem pela maior parte da geração de energia no país. Para funcionar, elas dependem de nascentes, rios, lagos e represas bem protegidas por vegetação. Sem a cobertura vegetal a seu redor, sofrem mais com seca e a deposição de sedimentos no fundo, conhecida como assoreamento. O consumo de água e energia cresce continuamente no país, e há grande chance de o padrão climático mudar nas próximas décadas – provavelmente, com mais eventos extremos.  

Por isso, os sistemas que garantem esses serviços públicos deveriam se tornar mais robustos, a fim de aguentar tanto fases de chuvas torrenciais quanto secas prolongadas. A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil tem procedência de empreendimentos hidrelétricos, que respondem por quase 70% de toda a capacidade instalada do país. A segunda maior fonte de geração de energia elétrica do País é a térmica, responsável por 29,5% da capacidade instalada no Brasil, tendo por combustível: 11,1% gás; 8,3% biomassa; 6,3% óleo diesel/combustível; 2,2% carvão mineral e 1,6% nuclear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (899.1 Kb)   docx (983 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com