TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reator Anaeróbio Energias Renováveis

Por:   •  14/11/2017  •  Artigo  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA[pic 1]

Energias Renováveis

Disciplina: Projeto de Pesquisa

Docente: Mateus Carvalho

Discentes: Marcelo Guerra Gonçalves

                                            Weverton da Silva Pereira dos Santos

                

Turma: 9° Período

Bebedouro

 2017

1. INTRODUÇÃO

O mundo em que vivemos está em constante metamorfose, onde temos que nos adaptar a cada dia, descobertas de novas doenças e junto novos remédios, novas fontes de sustentabilidade, mas sabemos que neste caminho não conseguimos mais viver sem energia elétrica, vindo ela de várias fontes, solar, hídrica, térmica, eólica, ou melhor, de uma fonte renovável, onde reaproveitamos resíduos, antes descartados no ambiente, onde causavam contaminações em nascentes poluindo nosso eco sistema. Hoje este tipo de energia gerou uma grande economia para o mundo.

Vamos mostrar neste artigo a energia vinda de um reator anaeróbico e que podemos tornar pequenas propriedades rurais auto sustentáveis, mostrando o que antes era considerado lixo ou dejetos, pode ser utilizado para gerar energia com baixo custo, onde os reatores instalados são alimentados com restos de comida, fezes de animais e todo lixo orgânico disponível na propriedade.

Estes reatores são construídos com material encontrado no mercado da construção civil e pode ser instalado em 1 dia, podendo ele variar de tamanho dependendo da demanda do lodo orgânico gerado na propriedade e biogás a ser utilizado na geração de energia.

Uma pessoa gera em média 100 litros de esgoto e 1 litro de lodo por dia em uma residência de padrão médio, mas em uma propriedade rural com aproximadamente 40 bovinos de leite 100% confinado é possível produzir 21,6 m³ de biogás, 9,9 kg de GLP ou gerar 21,6KWh de energia elétrica por dia em um mês isto significa 20 botijões de 13 kg de GLP ou 650 KWh de energia elétrica, aproximadamente R$ 370,00 reais economizados em energia elétrica.

A geração de energia pode ser em forma térmica gerada pela queima do Biogás na geração de vapor ou em motores a combustão adaptados para o uso do Biogás.

Neste artigo também mostraremos a utilização final do lodo e do biogás, onde o Biogás é transformado em energia elétrica com a ajuda de um motor a combustão e um gerador assíncrono. A energia gerada nestes geradores podem suprir em até 80% da demanda das propriedades dependendo do tamanho dos reatores anaeróbios e geradores utilizado na propriedade, e o lodo em fertilizantes para a lavoura gerando também economia no plantio agrícola.

2  REFERENCIAL TEÓRICO

                2.1 Reatores anaeróbios.

        

No processo de oxidação da matéria em ambientes anaeróbios ocorrem os processos metabólicos de fermentação e respiração. Enquanto que, na fermentação, a oxidação da matéria orgânica é feita na ausência de um aceptor final de elétrons, na respiração são utilizados aceptores de elétrons inorgânicos, como NO3 – (redução de nitrato), SO4² – (redução de sulfato), ou CO2 (formação de metano). A formação de metano ocorre preferencialmente em ambientes onde oxigênio, nitrato e sulfato não estejam prontamente disponíveis como aceptores de elétrons.

Isto porque na presença destes compostos, a matéria orgânica é oxidada por meio de processos aeróbios, redução de nitrato e sulfato, respectivamente. No entanto uma baixa produção de metano pode ocorrer, mesmo na presença destes compostos, devido à versatilidade da comunidade metanogênica em utilizar compostos não competitivos, ou de ocupar micro nichos, onde as condições ideais estejam estabelecidas. A produção de metano ocorre em diferentes ambientes naturais, tais como pântanos, solo, sedimentos de rios, lagos e mares, assim como nos órgãos digestivos de animais ruminantes, onde o potencial redox é da ordem de -300mv.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (356.3 Kb)   docx (137.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com