TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recebimento de materiais na construçao civil

Por:   •  18/10/2017  •  Monografia  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 15

IFGOIANO – CÂMPUS RIO VERDE[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

Recebimento de Agregados e Aglomerantes na Obra

DISCENTES: Matheus Paiva Faustino

Morgana Muniz

Natany Silvério Marques

Osmar Amaro Rocha

DOCENTE: Prof. Dr. Bacus de Oliveira Nahime

RIO VERDE – GO

Abril, 2017



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS RIO VERDE

ENGENHARIA CIVIL

Recebimento de Agregados e Aglomerantes na Obra

Matheus Paiva Faustino

Morgana Muniz

Natany Silvério Marques

Osmar Amaro Rocha

[pic 3]

Rio Verde, GO

Abril, 2017


RESUMO

Nesta monografia vamos falar sobre o recebimento de agregados e aglomerantes na construção civil, estabelecimento da sistemática para a recepção de materiais em obra, verificação dos requisitos estabelecidos, os meios utilizados para a identificação. O tema foi escolhido pelo professor Bacus de Oliveira Nahime na matéria Materiais de Construção I. O trabalho foi elaborado por meio de pesquisas em livros, artigos e monografias feitas por outras universidades finalizando um aproveitamento no conhecimento da recepção de vários materiais na obra.

Palavras chave: Recebimento, Materiais, Construção Civil.


ABSTRACT[pic 4]


In this monograph we will talk about the reception of aggregates and binders in civil construction, establishment of systematic for the reception of materials on site, verification of established requirements, the means used for identification. The subject was chosen by Professor Bacus de Oliveira Nahime in the field of Construction Materials I. The work was elaborated by means of researches in books, articles and monographs made by other universities finalizing a use in the knowledge of the reception of several materials in the work.

Keywords: Receiving, Materials, Civil Construction.


[pic 5]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 Agregados        5

1.2. Aglomerantes        6

1.3 Recebimento de Agregados e Aglomerantes na obra        6

2 DESENVOLVIMENTO        7

2.1 Aquisição (compras)        7

2.2 Recebimento de Agregados e Aglomerantes        8

2.3 Recebimento de Agregados        10

2.3.1 Areia        10

2.3.2. Brita        12

2.4 Recebimento de Aglomerantes        13

2.4.1 Cimento Portland        13

2.4.2 Cal hidratada        14

2.4.3 Gesso        14

2.5 Recebimento do Concreto Usinado        14

1 INTRODUÇÃO

  1.1 Agregados

Podemos definir agregado como um material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais. Os agregados têm propriedades adequadas para uso em obras na área de engenharia civil. A sua origem, densidade e o tamanho dos fragmentos é o que classificam e subdividem eles. Por exemplo, se usarmos a densidade para essa divisão, existem agregados leves (vermiculita), agregados normais (brita, areia, cascalho...) e agregados pesados (barita, magnetita...). São classificados também como agregado miúdo: areia de origem natural, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm e agregado graúdo: pedregulho natural, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm. Juntamente podem ser resultantes do britamento de rochas estáveis.

Figura 1

[pic 6]

Fonte : http://www.netsabe.com.br/areia-porto-de-areia-sao-judas

1.2. Aglomerantes

Aglomerante é o material ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas. As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água, podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos. As natas são pastas preparadas com excesso de água, as natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.

Figura 2

[pic 7]

Fonte: http://professoralucianekawa.blogspot.com.br/2014/07/os-aglomerantes.html

1.3 Recebimento de Agregados e Aglomerantes na obra

O recebimento é a atividade média entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa. A função básica do recebimento de materiais é proporcionar que o produto entregue esteja em correspondência com as especificações constantes no pedido de compra.

A recepção do material, compreende desde a entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais compõe um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma ligação entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil. O recebimento compreende quatro fases: Entrada de materiais, conferência quantitativa, conferência qualitativa e regularização.

As atribuições do recebimento são organizar e verificar as atividades de recebimento e ressarcir materiais, averiguar a documentação recebida, examinar se a compra foi sucedida, monitorar os volumes declarados na nota fiscal e no manifesto de transporte com os volumes a serem verdadeiramente recebidos, permitir a conferência visual, verificando a embalagem quanto a possíveis danos na carga transportada e, se for o caso, apontando as correções nos respectivos documentos, proceder a conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos, decidir pela recusa, aceite ou devolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (350.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com