TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem Do óleo

Artigos Científicos: Reciclagem Do óleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

O óleo de cozinha usado por nós como fontes de alimentos polui e degrada o meio ambiente, gerando assim um ciclo que além de prejudicar o meio aquático, nos prejudica; e dissertar sobre a cidade de Três Lagoas, e pesquisar os motivos pelo qual a educação ambiental não ser vista como prioridade; dá-se importância a cidade de Três Lagoas pois está em constante crescimento, e para que se desenvolva, é necessário que haja um único passo: a reciclagem.

Este projeto foi pensado, primordialmente, em construir uma forma de “ponte” entre os moradores da cidade de Três Lagoas e a reciclagem do óleo de cozinha, pois é necessário o entendimento deste assunto, já que a contaminação da água mata aproximadamente cerca de 2 milhões de pessoas no mundo. Segundo a informação de Matos,2011 - Minuto MS.

Deste modo, avalia-se esta questão como extremamente séria, justificando-se como uma preocupação com a saúde tanto ambiental quanto antrópica, e com a educação ambiental, que é necessária para que haja a conscientização, referente a reciclagem do óleo, da massa populacional do município já citado.

A conscientização da população residente da cidade, será feira a partir da confecção de uma cartilha socioeducativa afim de fazer com que o município se informatize e pratique o ato de reciclar o óleo de cozinha para a menor poluição do meio em que se vive.

2 OBJETIVO

2.1 Objetivo geral

Este projeto é uma proposta metodológica que tem por finalidade a conscientização da população sobre importância da reciclagem do óleo de cozinha usado e como produto final, este trabalho realizará uma cartilha socioeducativa, que faça com que a população se conscientize da importância.

2.2 Objetivo específico

• Investigar os malefícios que o óleo de cozinha liberado na rede de água pode trazer;

• Analisar a infraestrutura do município de Três Lagoas diante do tema reciclagem;

• Pesquisar formas alternativas e eficientes para o descarte do óleo de cozinha.

• Elaborar uma cartilha socioeducativa para conscientização da reciclagem.

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO

3.1 Planejamento Urbano

O planejamento urbano, como qualquer tipo de planejamento, é uma atividade que remete sempre para o futuro. É uma forma que os homens têm de tentar prever a evolução de um fenômeno ou de um processo, e, a partir deste conhecimento, procurar se precaver contra problemas e dificuldades, ou ainda aproveitar melhor possíveis benefícios (SOUZA, 2004, p. 15-16)

O planejamento urbano, é uma atividade multidisciplinar feita por toda a população, é um trabalho que consiste em preparar, estruturar por meio de procedimentos práticos e metodológicos determinado local, afim de construir uma cidade melhor para os habitantes, para que este cresça de maneira ordenada.

O município de Três Lagoas já foi premiado no ano de 2009 pelo seu planejamento urbanístico e paisagístico, porém a prática vivida pelos treslagoenses é diferente, constantemente, com as chuvas, a cidade fica alagada, por não ter para onde escapar, muito lixo jogado pelas janelas, ou deixado por pessoas que visitam a lagoa maior, e, talvez, o mais agravante, lixo, entulho, resíduos líquidos, em rios, córregos pertencentes a cidade; logo revelando a falta de planejamento do município.

Soluções básicas devem ser tomadas para sanar estes problemas, o planejamento urbano, envolve não só a organização física da cidade, mas também a limpeza, saúde e bem estar da população, assim, um importante ponto do planejamento urbano para que haja a conscientização desses habitantes e consequentemente a melhora do município é a educação ambiental.

3.2 Educação ambiental

Educação Ambiental é uma forma de fazer com que crianças, jovens e adultos se conscientizem do valor do meio ambiente e que o ajude, está previsto em constituição, como visto no artigo 1º da Lei nº 9.795, de abril de 1999.

Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, CONSTITUIÇÃO,1999).

A educação ambiental é o alicerce para uma vida sustentável, entretanto, no Brasil, a educação ambiental não é prioridade, por ser um país em processo de desenvolvimento, as pessoas se preocupam muito em conseguir um bom salário, um bom emprego, para que se tenha uma boa vida, e assim, se esquecem do que é essencial para a vida, que é harmonia consigo e com o meio ambiente, para que se tenha saúde.

Isto teve início com a Revolução Industrial, com tamanha guerra e hostilidade tiveram início as catástrofes relacionadas ao meio ambiente. Com a busca incessante de uma vida melhor, as pessoas buscaram ganhar dinheiro, esquecendo do que é essencial, a Revolução Industrial marcou a ambição do mundo, e o descaso com o meio ambiente e as boas práticas.

Assim, com o passar dos anos, a população mundial notou o que tinha causado, e criaram-se leis para sanar o problema, porém essas leis não funcionam na prática, e para isso, deve-se haver fiscalização. Com a aplicação da lei, o município e população estariam mais preparados para o crescimento desenfreado, buscando soluções para a contaminação da água pelo óleo vegetal usado, encontrando diversas alternativas, sendo estas trabalhadas dentro e fora de sala de aula, por meio de trabalhos e palestras de conscientização para que a educação ambiental seja eficaz.

O meio ambiente se encontra em estado lamentável, muito se fala sobre, mas pouco se faz. As pessoas ainda jogam resíduos sólidos e líquidos em rios, córregos e lagoas, por falta de informação, e descaso. A poluição da água, é uma das piores poluições existentes, tendo em vista que a água que se polui, é a de consumo humano, um dos atos mais comuns, é o despejar de óleo em pias de muitas casas, para que isso deixe de ocorrer é necessária a prática da reciclagem do óleo de cozinha usado.

3.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com