TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materiais E Patrimoniais

Dissertações: Recursos Materiais E Patrimoniais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  1.481 Visualizações

Página 1 de 5

O processo de competição, durante muito tempo, focou-se

no produto ou serviço propriamente dito. Era um período em

que qualidade era o diferencial. Com a evolução da sociedade, o conceito de qualidade foi se ampliando, saindo da esfera do produto e sendo mais abstrata, mais um conceito subjetivo, que pode variar de grupo para grupo.

Com essa percepção, a inserção de serviços diferenciados

para encantar o cliente passou a ser mais comum, quase que uma questão de sobrevivência, pois o produto com qualidade ligada ao produto passa a ser uma obrigação, e não um diferencial; é o mínimo que o cliente espera.

Nesse sentido, esta disciplina busca mostrar a maneira de

gestão de recursos materiais e patrimoniais, detalhando o papel dos estoques em uma organização, integração com o processo de compras, conceituar e mostrar formas de gerenciamento para alcançar os objetivos esperados.

DIFERENÇA DE RECURSOS MATERIAIS – RECURSOS PATRIMONIAIS

RECURSOS MATERIAIS

Engloba a seqüência de operações Que tem seu início na identi?cação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua

armazenagem como produto acabado e, ?nalmente, em sua distribuição ao consumidor ?nal.

RECURSOS PATRIMONIAIS

Trata da seqüência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem início na

identi?cação do fornecedor, passando pela compra e pelo recebimento do bem, para depois lidar com sua

conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Fonte: Adaptado de Martins, 2006

Para facilitar o entendimento, é importante de?nir

recursos, que, para Martins (2006), é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.

Um item de estoque é um recurso, pois, agregado a um produto em processo, irá constituir-se em produto acabado, que deverá ser vendido por um preço superior aos seus custos – gerando um ganho.

O recurso mais perceptível é o capital – dinheiro –, pois é a fonte para aquisição de todos os outros recursos.

Com a complexidade estrutural das empresas em busca de competitividade, a tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia, pois tecnologias mais avançadas

produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente resultando em menores custos, ou um outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Podem ser defnidos como os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do produto final ou na execução da sua atividade principal. Resumidamente, são os itens de estoque, e como tais, são adquiridos regularmente. Para um melhor gerenciamento, podem ser classificados em (materiais auxiliares; matéria-prima, produtos em processo; produtos acabados.)

TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Conceito de administração de materiais: é definida como um grupo de atividades desenvolvidas em uma empresa, que pode ser de forma centralizada ou não, com o objetivo de suprir as necessidades de cada um dos setores de uma empresa, com os materiais necessários ao desempenho normal das atividades corriqueiras de cada setor.

Balou (1998) afrma:

A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.

Just in time (JIT)

O sistema JIT é uma filosofia japonesa de produção, mais conhecida como filosofia Toyota de produção. Nesse processo, os fornecedores devem abastecer a empresa-cliente na medida em que essa empresa necessite dos itens na linha de produção.

O foco dessa filosofia é eliminar desperdício de toda e qualquer espécie, então elimina tudo aquilo que não agrega valor ao produto ou serviço, e o foco é ter baixos estoques desde o fornecedor até o produto acabado no cliente.

Kanban

Busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com