TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Computadores

Trabalho Escolar: Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  9.508 Palavras (39 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 39

Redes de Computadores e Redes de Banda Larga

Conteúdo

Introdução

1 - Conceitos Básicos Sobre Redes

2 - Tipos de Redes

3 - Modelo de Referência OSI

4 - Modelo de Referência TCP/IP

5 - Endereçamento

6 - Internet

7 - Redes Privadas Virtuais (VPM)

8 - Redes MPLS

9 - Protocolo de Roteamento Para Rede MPLS

10 - Dispositivos em Redes

11 - Padrão 802.1*

12 - Simple Network Management Protocol (SNMP)

13 - Remote Network Monitoring MIB (RMON)

14 - Power over Ethernet (PoE)

15 - Qualidade de Serviço (QoS)

16 - Técnicas para Alcançar Boa Qualidade de Serviço

17 - Multicasting IP

18 - Segurança - Parte 1

19 - Segurança - Parte 2

UNIDADE 1

Objetivo: Adquirir os conceitos básicos relacionados a Redes de Computadores.

Conceitos Básicos Sobre Redes

Introdução

Uma rede de computadores existe quando dois ou mais dispositivos são interligados visando o compartilhamento de recursos físicos e lógicos. Embora oficialmente não exista qualquer classificação teórica que determine quais são as características necessárias para caracterizar uma determinada rede, dois métodos de classificação informais tem se destacado: a classificação através da tecnologia de transmissão e pela escala.

Tecnologia de Transmissão

Em se tratando de tecnologia de transmissão dois tipos se destacam: enlace por difusão e ponto a ponto.

Enlace por Difusão

Um Enlace por Difusão (broadcasting) ocorre quando um pacote é transmitido a todos os dispositivos presentes na rede. Nesse tipo de enlace há um único canal de comunicação, o qual é partilhado por todos os equipamentos conectados a rede.

Existe ainda um tipo especial de difusão chamado multidifusão (multicasting), que ocorre quando algumas máquinas, da rede, recebem uma determinada mensagem.

Enlace ponto a ponto

No enlace ponto a ponto (uniscasting), a conexão acontece entre pares de máquinas individuais.

Escala

Este é um critério alternativo e consiste em classificar as redes conforme o tamanho físico. Utilizando este critério é possível dividi-las em quatro tipos: redes locais (LAN – Local Area Network), redes metropolitanas (MAN – Metropolitan Area Network), redes geograficamente distribuídas (WAN – Wide Area Network), inter-redes.

Redes Locais (LAN)

São redes privadas e largamente utilizadas para interligar computadores e outros dispositivos possibilitando o compartilhamento de recursos e troca de informações. As redes do tipo local possuem três principais características: tamanho, tecnologia de transmissão e topologia. As redes locais possuem tamanho máximo igual a 10 km. A tecnologia de transmissão em quase sua totalidade é realizada através de cabo par trançado e podem admitir as topologias lógicas e físicas.

Redes Metropolitanas (MAN)

Este tipo de rede é utilizado para abranger uma determinada região, em geral um bairro, um conjunto de bairros ou até uma cidade. TV a cabo e WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) são os dois tipos de redes metropolitanas mais conhecidas.

Redes Geograficamente Distribuídas (WAN)

As redes denominadas WAN são aquelas que abrangem uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Estas redes são compostas por um conjunto de máquinas denominadas hosts conectados através de uma sub-rede de comunicação. Essas sub-redes pertencem geralmente a uma empresa de telefonia, enquanto os hosts são normalmente computadores pessoais.

Uma rede WAN é composta por dois elementos: as linhas de transmissão e os elementos de comutação. As linhas de transmissão servem para transportar os bits entre dois ou mais pontos e podem ser do tipo: fios de cobre, fibra óptica ou enlaces de rádio. Já os elementos de comutação são dispositivos especializados, denominados roteadores, que conectam três ou mais linhas de transmissão.

Inter-redes

São redes que conectam redes de distintas características. A inter-rede mais famosa é a Internet.

Técnicas de Comunicação

Existem três formas de se prover comunicação entre computadores: a orientada a conexão (comutação de circuitos), a sem conexão (comutação de pacotes) e a híbrida que consiste na união de ambas.

As redes que utilizam a comutação de circuitos atuam formando uma conexão dedicada.

Quando uma comunicação orientada a conexão está sendo executada nenhuma outra atividade realizada na rede atenua a capacidade do circuito. Esta é a grande vantagem oferecida por esta conexão. Já a desvantagem é o custo fixo independente da utilização. Um exemplo deste tipo de ligação são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com