TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Computadores

Artigos Científicos: Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  314 Visualizações

Uma rede de computadores é caracterizada como um sistema de comunicação que conecta dois ou mais computadores fisicamente por cabo, fibra óptica, sinal de rádio ou outro dispositivo de conexão, utilizando um protocolo de comunicação com o objetivo de compartilhar recursos como documentos, sistemas, banco de dados, impressoras, planilhas, acesso a internet, entre outros.No âmbito das empresas, as redes são utilizadas para estabelecer a conexão entre os computadores da mesma, permitindo que estes operem em grupo, compartilhando o acesso, equipamentos periféricos, como os estabilizadores de corrente, impressoras, discos, modems, etc. e informações através de estações de trabalho ou terminais, conectados fisicamente e gerenciados por um software.

A utilização de redesminimiza processos de envio de projetos, possibilita economia de tempo e melhor desempenho operacional de uma empresa. As organizações investem em sistemas de redes visando agilizar procedimentos e viabilizar a intercomunicação entres as áreas, evitando também que muitos registros se repitam em diversos setores.

As redes podem estar ligadas a um servidor instalado dentro ou fora da empresa. Quando instaladas fora da empresa são denominadas redes remotas ou à distância, quando o computador servidor estiver instalado dentro da empresa chamam-se redes locais. No caso da utilização de redes remotas utilizam-se equipamentos auxiliares, como por exemplo, o modem, que completa o processo de comunicação, traduzindo os sinais recebidos por telefone para a linguagem do computador.

Existem diversos tipo de redes, tais como: intranet, extranet, internet.

...