TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Computadores

Artigo: Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Rede de Computadores

WLAN

Wireless LAN ou WLAN

(Wireless Local Area Network - Rede de área local sem-fio) - é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede.

Qualquer rede com um raio de 10 Km ou menos. Elas são bastante usadas para conectar computadores em uma sala, prédio ou campus universitário.

A tecnologia Wireless Local Area Network (Rede Local de Acesso sem Fio), conhecida como WLAN, permite que usuários estabeleçam conexões sem fio em uma área local.

Sua principal característica é a vantagem do custo benefício, por ser de fácil instalação e de custo menos elevado. Entre os dispositivos utilizados nas redes sem fio, estão computadores de mesa, computadores portáteis, assistentes digitais pessoais (PDAs), pagers e telefones celulares, entre outros. Esses equipamentos móveis permitem uma série de aplicações.

As redes WLAN podem funcionar de duas maneiras distintas de operação: ponto a ponto (AD HOC), em que vários usuários, em uma área limitada, como uma sala de conferência, podem formar uma rede temporária sem usar pontos de acesso, se não precisarem de acesso a recursos de rede; e infraestrutura, estações sem fio (dispositivos com placas de rede de rádio ou modems externos) que se conectam a pontos de acesso sem fio e funcionam como pontes entre as estações e o backbone de rede existente. O backbone (rede de transporte) nomeia o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho.

PAN

(Personal Area Network (ou PAN) - Rede de área pessoal - É uma rede doméstica que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth obtém-se uma rede PAN.

Os dois tipos de tecnologias sem fio são utilizados para WPAN são o Bluetooth e o Infrared Data Association.

O alcance limita-se a algumas dezenas de metros. Os débitos são relativamente baixos, na casa de 1 Mbps.

A WPAN pode servir para interligar toda a computação comum e dispositivos de comunicação que muitas pessoas têm em sua mesa ou carregam com eles hoje, ou pode servir a um propósito mais especializado, como permitindo que o cirurgião e outros membros da equipe para se comunicar durante uma operação.

Exemplos:

Computador ligado aos seus periféricos

Fone ligado ao celular via Bluetooth

VLAN

VLANS são redes virtuais - mini sub-redes que, uma vez configuradas, podem existir e funcionar logicamente como um único segmento de rede separado, mesmo fazendo parte de uma rede física muito maior.

A tecnologia VLAN é ideal para empresas com redes de longo alcance. Ao invés de atender pessoalmente a chamadas caras e demoradas, os administradores de sistema podem configurar e reconfigurar estações de trabalho com facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com