TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de firewall

Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.

Endereçamento IP

Cada host TCP/IP é identificado por um endereço IP lógico. Esse endereço é exclusivo para cada host que se comunica usando TCP/IP. Cada endereço IP de 32 bits identifica um local de um sistema host na rede da mesma forma que um endereço residencial identifica uma casa em uma rua da cidade.

Assim como um endereço residencial tem um formato padrão composto de duas partes (nome da rua e número do domicílio), cada endereço IP é separado internamente em duas partes — uma identificação de rede e um identificador de host:

A identificação de rede, também conhecida como endereço de rede, identifica um único segmento de rede em um conjunto de redes TCP/IP. Todos os sistemas que se conectam e compartilham o acesso à mesma rede têm uma identificação de rede comum no seu endereço IP completo. Essa identificação também é usada para identificar de forma exclusiva cada rede dentro do conjunto maior de redes.

O identificador de host, também conhecido como endereço de host, identifica um nó TCP/IP (uma estação de trabalho, um servidor, roteador ou outro dispositivo TCP/IP) em cada rede. O identificador de host de cada dispositivo identifica de forma exclusiva um sistema em sua própria rede.

Segue um exemplo de um endereço IP de 32 bits:

Classes de endereços IP

A comunidade da Internet definiu cinco classes de endereços. Os endereços das classes A, B e C são usados para atribuição aos nós TCP/IP.

DNS

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.baixaki.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.

Cada servidor possui um endereço IP único, logo, cada domínio leva a um IP específico. Por isso, não é possível ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços diferentes poderiam encaminhar você para o mesmo site.

Endereços .com e .com.br

Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

protocolo DHCP

Quando falamos em redes, existem alguns recursos que são utilizados e facilitam muito a nossa vida, mas nem os percebemos. Um deles é o protocolo DHCP. Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

Este protocolo começou a ganhar terreno aproximadamente em Outubro de 1993, sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais.

Por que ele é importante?

Digamos que você seja o administrador de uma rede. Se fosse uma rede doméstica com 3 computadores, não seria trabalhoso atribuir um número de IP e todos os parâmetros necessários para cada um deles. Agora, se fossem 100, 200 ou mais, certamente a história seria outra.

O protocolo DHCP faz exatamente isto, por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

Como ele faz isso?

Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:

● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

● O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com