TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes – Cabeamento estruturado

Artigo: Redes – Cabeamento estruturado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

Redes – Cabeamento estruturado:

Por que utilizar?

No ambiente coorporativo é necessário para a empresa se manter competitiva no mercado trabalho em equipe, boa comunicação e flexibilidade.

Existe nesse ambiente, certa necessidade de mudanças, (setores, salas extras, salas criadas por emergência e etc.). O cabeamento estruturado entra nessa parte para melhorar o andamento e ocorrer uma menor perda do fluxo de trabalho e tempo de inatividade da rede.

Muitas vezes, essas ligações são feitas sem que haja o mínimo planejamento e observação de técnicas específicas e, a má estruturação do cabeamento representa 70% dos problemas que costumam ocorrer nas redes de computadores.

O que é?

O cabeamento estruturado nada mais é do que uma maneira pré-definida de estruturar cabeamentos prediais, minimizando custos e maximizando expansibilidade futuras, É baseado nos padrões EIA/TIA 568-A (Electric Industries association e Telecommunication Industries Associations) de julho de 1991. Todas as sinalizações de dados, voz (telefonia), multimídia (som ambiente ou vídeo) podem ser transmitidas através do mesmo cabo de mesma infra-estrutura (tomadas, conectores, painéis).

O cabeamento passa por três passos: projeto, implementação e manutenção.

A parte do projeto é quando são definidos quantos setores serão criados e as demandas de rede para cada um, essa parte geralmente é criada por um arquiteto e um profissional de TI.

A implementação é após todos os estudos do projeto, e esse mesmo é implementado.

A manutenção é toda e qualquer mudança e reparo na infraestrutura de rede.

Pontos observados na empresa em que se desenvolve o estágio:

Foi observado na empresa contratante, problemas no projeto e implementação que tem ocasionado uma alta demanda de reparos e manutenção.

Alguns setores foram implementados sem um projeto e um estudo anterior a rede tem ocasionado diversos problemas para o setor.

A infra-estrutura de rede, embora em alguns setores estejam fora do padrão EIA/TIA 568-A, demonstra uma qualidade invejável, por conta de seus equipamentos serem de alta qualidade e eficiência (Roteadores cisco, HP, 3con)

Propostas do estagio:

Reparar problemas ocasionados pela rede, reestruturação de setores com altas quantidades de problemas, criação de novos setores obedecendo ao padrão EIA/TIA 568-A, identificar e numerar todos os cabos UTP dos setores e do data-center.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com