TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores 2

Ensaios: Redes De Computadores 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância 1 (AD1)

Disciplina: Redes de Computadores II

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor:

Nome do aluno:

Data: 01/03/13

Orientações:

• Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

• Entregue a atividade no prazo estipulado.

• Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

• Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Faça uma pesquisa na Internet sobre os assuntos a seguir. Para cada assunto, procure um texto diferente. (3,0 pontos)

• Redes sem fio através de equipamentos que utilizam radiofrequência;

• Comunicação via Infravermelho;

Após selecionar dois textos/artigos, sobre os assuntos indicados, faça a leitura e uma sinopse, entre 8 e 10 linhas, sobre cada um deles. A sinopse precisa conter:

• Principais características da comunicação sem fio;

• Vantagens da tecnologia Wireless;

Resposta: insira neste espaço o título de cada texto/artigo pesquisado com a respectiva referência bibliográfica e a sinopse que você elaborou.

Resposta:

Bluetooth

O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura. É um protocolo padrão de comunicação primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (dependendo da potência: 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo. As versão 3.0, pode chegar a velocidade de 24Mbps, na transmissão de dados.

O Bluetooth se popularizou no uso em celulares, permitindo uma troca de informações mais rápida e fácil que o Infra Vermelho.

Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth>. Acesso em 01/03/2013

Infrared Data Association

A comunicação via Infravermelho é uma maneira simples e segura de transferir e sincronizar dados em equipamentos que suportem IrDA. As taxas de transmissão são normalmente lentar, podendo chegar a 115.200bps para o padrão 1, e 4.194.304 bps (4 Mbps) para o padrão 2. Uma conexão com celular, fica com taxas de transmissão entre 5 e 10Kbps. Esta tecnologia exige que os dispositivos estejam a curta distancia, menos de quatro metros na ultima versão. Também é necessário estar em um ângulo específico, de 30º. Mas este ângulo pode ser aumentado para 130º. Por sua tecnologia ser simples, existem mouses, teclados scanners, impressoras, relógios, videogames, calculadoras, entre outros dispositivos que podem transmitir dados via infravermelho.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Infrared_Data_Association>. Acesso em 01/03/2013.

2. Em relação aos itens pesquisados na questão anterior e com base no conteúdo dessa disciplina, responda as seguintes questões (não se esqueça de justificar cada resposta):

a) Qual o método de transmissão sem fio mais utilizado para longas distâncias? (1,0 ponto)

Resposta: A WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede de longa distância sem-fio), é muito usado por operadoras de telefonia celular para transmitir sua rede de transmissão (GSM, CDMA, etc).

b) Qual o método de transmissão sem fio mais utilizado para pequenas distâncias? (1,0 ponto)

Resposta: Se eu considerar pequenas distancias como poucos metros, podemos entender que estamos falando da WPAN, que basea-se na transmissão de dados de dispositivos eletronicos fisicamente próximos, através de bluetooth e infravermelho, por exemplo. Se a distancia for uma rede local, empresa, ou casa de uma pessoa, a WLAN é a mais usada, polularmente conhecidada como Wireless ou Wi-Fi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com