TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Trabalho Escolar: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação.

Professor: .

Nome do aluno:

Data: 08/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Realize uma pesquisa na internet, em jornais, livros, revistas, periódicos etc., sobre o histórico e a evolução das redes de computadores (locais e de longa distância). Após a pesquisa, você deverá produzir uma síntese (mínimo de 25 linhas) sobre o assunto, abordando as principais tecnologias e/ou protocolos, no mínimo três, das redes locais e das redes de longa distância.

Seu texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como as referências bibliográficas. (4,0 pontos)

Orientações

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

Faça as referências (citação e referências bibliográficas) de acordo com as normas da ABNT. Pesquise no site da biblioteca o livro Trabalhos Acadêmicos na Unisul.

Ao longo do tempo as redes de computadores foram se sucedendo com suas tecnologias, com o objetivo de transferir maior quantidade de dados com maior velocidade e com segurança. Será abordado algumas características e protocolos das redes locais “LAN” e redes de longa distância “WAN”.

As LAN’s podemos definir como redes privadas, de uma instituição ou prédio por exemplo. As LAN’s são estruturas com tamanho limitado, nas LAN’s podemos encontrar várias tecnologias e protocolos, como protocolo Ethernet, protocolo Token Ring e protocolo FDDI (Fiber Distributed Data Interface). O protocolo Token Ring, funciona na camada física e de enlace, o mesmo usa símbolos (token), quando algum host (estação de trabalho) deseja enviar uma informação, o mesmo detêm o “token” e envia informação, porem enquanto o mesmo envia essa informação, ninguém mais na topologia anel poderá enviar, ou seja, somente um host pode transmitir por vez. O protocolo Ethernet, baseado na norma IEEE 802.3, onde define padrões para transmissão para LAN’s, o mesmo começou com largura de banda de 10 Mbps, a transmissão pode ser half-duplex (transmite ou recebe, sem ser simultâneo) e full duplex (transmite e recebe, pode ser simultâneo), hoje já existe tecnologias como Fast Ethernet (10 Mbps) e Giga Ethernet (1 Gbps). O FDDI abrange nível físico e ligação de dados, o mesmo serve para interligações de redes locais, geralmente os cabos usados são fibra ótica por ter uma maior velocidade de transmissão e abrange uma grande distância. O FDDI adota a mesma forma das redes Token Ring, porem o FDDI funciona com anel duplo, normalmente o anel primário é usado para transmissão, sendo que podem haver várias transmissões simultâneas, caso ocorra de o vizinho (host) mais próximo a jusante deixa de responder, os dados são enviados ao anel secundário para tentativa de alcançar o host.

As WAN, são redes de longa distância, comunicação de uma cidade com outra (Linha telefônica), os serviços de WAN normalmente são oferecidos por empresar privadas. Nas WAN’s podemos citar o protocolo HDLC (high level data link control), o mesmo é um protocolo síncrono, full duplex, suporte configuração ponto-a-ponto ou multiponto. O HDLC pode realizar comunicação de dados com vários protocolos (IP, IPX), o mesmo é utilizado na recomendação da rede X.25. O PPP (protocolo ponto-a-ponto), funciona no link de dados, usado na comunicação sendo Síncrona Serial ou Assíncrona Serial. O PPP pode fazer a autenticação e é multiprotocolo, o PPP é um desenvolvimento do SLIP ((line interface protocol) esse é um protocolo padrão que utiliza o protocolo TCP/IP). A tecnologia ISDN (integrated services digital network) é um serviço digital que trafega pela linha telefônica, permite acesso à internet, onde os dados são transmitidos por multiplexagem por meio de um equipamento que possui a tecnologia ISDN. Um computador ligado a tecnologia ISDN pode se conectar a outro que utiliza a mesma ISDN, esse recurso é usado para empresas que desejam ligar diretamente suas filiais à matriz.

Hoje nota-se uma grande evolução tanto para LAN’s quanto para WAN’s, sempre com surgimento de novos protocolos e tecnologias, porem sempre com base nos padrões antigos. O objetivo principal dessas evoluções é poder transmissitir dados (voz vídeo) com maior velocidade, com mais segurança e menos perda.

TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores 3º edição Ed. Campus.

Protocolo ponto a ponto (PPP), 2005. Disponível em:

<http://technet.microsoft.com/ptbr/library/cc738840%28v=ws.10%29.aspx> Acesso em: 29 julho 2013.

Protocolos de Conexão WAN. Disponível em:

<http://www.tutorialgratis.com.br/rede/184-protocolos-de-conexao-wan> Acesso em: 27 julho 2013.

Tecnologia Ethernet. Disponível em:

<http://www.cianet.ind.br/pt/produtos/tecnologias/tecnologia-ethernet/> Acesso em: 25 julho 2013.

Token Ring, Carlos E. Morimoto, 2005. Disponível em:

<http://www.hardware.com.br/termos/token-ring> Acesso em: 27 julho 2013.

Tecnologia ISDN. Emerson Alecrim, 2003. Disponível em:

<http://www.infowester.com/isdn.php> Acesso em: 29 julho 2013.

ISDN. Disponível em:

<http://www.techterms.com/definition/isdn> Acesso em: 30 julho 2013.

2)

(Disponível em http://www.cisco.com/en/US/tech/tk365/technologies_white_paper09186a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com