TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Exames: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 6

1) Qual a diferença entre rede de computadores e sistemas distribuídos?

De acordo com ANDREW S. TANEMBAUM, rede de computadores pode ser definido como: um conjunto de computadores autonomos interconectados por uma unica tecnologia.

A definição de Sistema distribuído é: um sistema no qual os componentes localizados em computadores interligados em rede se comunicam e coordenam suas ações apenas passando mensagens.

A principal diferença entre ambos é que um sistema distribuído visa ocultar do usuário a divisão entre seus componentes, enquanto as redes de computadores não visam ocultar esta divisão de componentes.

2) Quais são os tipos de meios de transmissão que podem interconectar uma rede de computadores. Cite exemplos

1 – Meio de transmissão Guiados -> Cabeados.

2 – Meio de transmissão Não guiados -> Wifi,blue tooth, etc....

3) Qual o principal objetivo das redes? Por que?

O principal objetivo das redes é interligar máquinas para que as mesmas possam trocar mensagens, compartilhar serviços e informações entre si, em prol de um objetivo maior.

4) Pode-se afirmar que ao acessar a Web está-se adotando o uso da tecnologia cliente/servidor. Explique essa afirmação.

Sim, pois quando uma pessoa em sua casa acessa uma pagina na World Wide Web, e empregado o mesmo modelo, com o servidor da Web remoto fazendo o papel do servidor e o computador pessoal do usuario sendo o cliente.

5) Explique o tipo de comunicação não hierárquica (peer-to-peer) em redes de computadores

Nessa forma de comunicacao, individuos que constituem um grupo livre podem se

comunicar com outros participantes do grupo, como mostra a Figura 1.3. Em principio, toda pessoa pode se comunicar com uma ou mais pessoas; nao existe nenhuma divisao fixa entre clientes e servidores.

6) Pode-se afirmar que redes sem fio e a computação móvel são idênticas? Explique.

Não, pois de acordo com ANDREW S. TANEMBAUM:

observamos uma distincao entre redes sem fios fixas e sem fios moveis. Algumas vezes, ate mesmo os computadores portateis podem estar conectados por fios. Por exemplo, se um viajante conecta um notebook a tomada de telefone em um quarto de hotel, ele tem mobilidade sem precisar utilizar uma rede sem fio.

7) Aborde, sob a luz da teoria, os principais problemas sociais ocasionados com advento das redes. Faça uma análise crítica e comente esses impactos.

Devido á grande disseminação das redes diversos novos problemas sociais surgiram e ou se agravaram, tais como: pedofilia, responsabilização sobre comentários realizados, aumento na abrangência de golpes fraudulentos,etc.

Estes problemas tantos os novos quanto os velhos trazem a tona tópicos considerados inflamáveis hoje pela sociedade como: possibilidade de censura e/ou monitoração da web, necessidade de inclusão de identificação para acesso a Web, etc.

8) Compare e diferencie redes multiponto e ponto a ponto. É possível em uma rede multiponto endereçar um pacote a todas estações da rede?

As redes de difusao tem apenas um canal de comunicacao, compartilhado por todas as maquinas da rede. Mensagens curtas, que em determinados contextos 26sao chamadas pacotes, enviadas por qualquer maquina, sao recebidas por todas as outras.

Em contraste, as redes ponto a ponto consistem em muitas conexoes entre pares de maquinas individuais.

Sim, em uma rede multiponto pode-se endereçar um pacote a todas as estações utilizando um codigo especial no campo de endereco. Quando um pacote com esse codigo e transmitido, ele e recebido e processado por todas as maquinas da rede. Esse modo de operacao e chamado difusao (broadcasting).

9) Diferencie modos de transmissão broadcast, multicast e unicast

BroadCast : Quando um pacote é transmitido, ele e recebido e processado por todas as maquinas da rede. Esse modo de operacao e chamado difusao (broadcasting).

Multicasting: Alguns sistemas de difusao tambem admitem a transmissao para um subconjunto das maquinas, o que se conhece como multidifusao (multicasting).

Unicast: Em contraste, as redes ponto a ponto consistem em muitas conexoes entre pares de maquinas individuais. Para ir da orig em ao destino, um pacote nesse tipo de rede talvez tenha de visita primeiro uma ou mais maqu inas intermediarias.

10) Com relação à distância, como as redes são classificadas. Dê as características:

Essas rede s podem ser divididas em redes locais(LAN): somente dentro de um local, metropolitanas (MAN): redes interligadas dentro de uma mesma cidade e geograficamente distribuídas(WAN) (ou remotas).

11) As redes sem fio são divididas em 3 categorias. Explique cada uma delas

a. Interconexão de sistemas (bluethoth)

uma rede sem fio de alcance limitado chamada Bluetooth, a fim de conectar esses componentes sem a utilizacao de fios. A rede Bluetooth tambem permite a conexao de cameras digitais, fones de ouvido, scanners e outros dispositivos a um computador, simplesmen te trazendo-os para dentro do alcance da rede.

b. LAN´s sem fios (wireless)

sao sistemas em que todo computador tem um modem de radio e uma antena por meio dos quais pode se comunicar com outros sistemas. As LANs sem fios estao se tornando cada vez mais comuns em pequenos escritorios e nos lares, onde a instalacao da Ethernet e considerada trabalhosa demais.

c. Wans sem fio (celular)

O terceiro tipo de rede sem fio e usada em sistemas geograficamente distribuidos. A rede de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com