TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Artigos Científicos: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

Redes de Computadores

Estudo Dirigido

TCP/IP

1) De acordo com o texto sugerido para leitura sobre TCP/IP, descreva

em 10 linhas a história do TCP/IP.

R:TCP/IP é o nome que se dá a toda a família de protocolos utilizados pela Internet. Esta família de protocolos foi desenvolvida pela DARPA (Defense Advanced Research Project Agency) no DoD (Departamento de Defensa dos Estados Unidos). Este conjunto de protocolos foi desenvolvido para permitir aos computadores compartilharem recursos numa rede. Toda a família de protocolos inclue um conjunto de padrões que especificam os detalhes de como comunicar computadores, assim como também convenções para interconectar redes e rotear o tráfego.Oficialmente esta família de protocolos é chamada, Protocolo Internet TCP/IP, comumente referenciada só como TCP/IP, devido a seus dois protocolos mais importantes (TCP: Transport Control Protocol e IP: Internet Protocol).

2) Explique todos os campos de um datagrama TCP/IP.

R: O campo vers identifica a versão do protocolo IP sendo usada, que determinará o formato do cabeçalho. O campo seguinte, hlen (Internet Header Length), indica o comprimento do cabeçalho em número de palavras de trinta e dois bits, servindo para indicar o início do campo de dados. Ao lado do hlen, o campo service type armazena os parâmetros que determinam a qualidade do serviço desejada. Estes parâmetros são usados como orientação na seleção de serviços de transmissão de dados das sub-redes. O campo total length fornece o tamanho total do datagrama em octetos, incluindo o cabeçalho e a parte de dados. O comprimento máximo de um datagrama é de 65.535 octetos. Porém, este tamanho é impraticável na maioria dos computadores. Na verdade, em uma rede TCP/IP, os computadores devem estar preparados para aceitar datagramas de 576 octetos. Podem, porém, ser enviados datagramas superiores a este tamanho, desde que o emissor tenha conhecimento de que o destinatário está apto para aceitá-los.

Os campos identification, flags e fragment offset são usados no procedimento de fragmentação e remontagem de datagramas. O campo flags serve ao controle da fragmentação, indicando se um datagrama pode ou não ser fragmentado, e se houve fragmentação, enquanto que o campo fragment offset indica o posicionamento do fragmento, em unidades de octetos, dentro do datagrama original. Quando o datagrama não for fragmentado, ou representar o primeiro fragmento, este campo vale zero.

O campo time to live (TTL) é utilizado para limitar o tempo de transmissão dos datagramas. Este campo recebe um valor inicial quando o datagrama é criado,e é decrementado em uma unidade toda vez que é retransmitido por um gateway. Quando o conteúdo atinge o valor zero, o datagrama é descartado. Este campo é utilizado para detectar que o datagrama estava em um laço sem fim ou o que havia um grande congestionamento. É utilizado também, na estratégia MBone, para limitar o escopo de distribuição de pacotes com difusão seletiva, como será visto ao longo deste trabalho.

O campo protocol identifica o protocolo de transporte usuário do IP, cujos dados são transportados na parte de dados do datagrama. A seguir, o campo header checksum serve para identificar erros no datagrama, que podem ter ocorridos durante a transmissão ou na atualização do cabeçalho nos nodos intermediários. Desta forma, este campo é recalculado e verificado a cada ponto onde o cabeçalho é processado. Os campos source IP e destination IP address indicam, respectivamente, os endereços dos hosts origem e destino.

Em seguida, o campo IP options é usado para fornecer informações de segurança, roteamento na origem, relatórios de erro, depuração, etc. Este campo possui tamanho variável, podendo conter nenhuma ou várias opções. É dividido em duas partes, uma indicando a classe da opção e, a outra, o número da opção. O campo padding, de tamanho variável, é usado para garantir que o comprimento do cabeçalho do datagrama seja sempre um múltiplo inteiro de trinta e dois bits. Por fim, o campo data carrega os dados do datagrama IP.

3) Represente em forma binária o seguinte número IP – 192.168.3.56

R:11000000. 10101000. 00000011. 00111000

4) A política Classless Inter-Domain Roting, foi muito importante para o

Sucesso da Internet. Justifique a sua importância e descreva sobre

ela.

R: Para assegurar uma implementação e uso eficientes do Roteamento Sem Classes Entre Domínios (CIDR), os Registros Regionais fornecem espaço de endereços com base

5) Descreva os seguintes campos do flags (SYN, ACK,FIN,PSH,RSH,URG).

YN - Inicia uma conexão

ACK dados Reconhece recebidos -

FIN - Fecha uma conexão

RST - Aborta uma conexão em resposta a um erro

6) Descreva os passos que uma conexão TCP realiza para fechar uma

conexão.

R: Os estados de conexão TCP acima podem ser monitorados em um rastreamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com