TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Casos: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Redes de Comunicação

Uma rede de comunicação é a maneira encontrada para o envio de dados ou comandos entre computadores, impressoras ou outros dispositivos. Atualmente as redes vêm se tornando cada vez mais utilizadas em lugares como escolas, shopping centers, empresas e residências. As tecnologias empregadas são as mais variadas e as finalidades variam entre automação e controle, aprendizado, segurança e entretenimento.

Em uma comunicação de qualquer natureza ou finalidade, a informação a ser transmitida é o principal componente e todas as atenções devem estar voltadas para garantir sua entrega e integridade. Para estabelecer uma rede de comunicação, existem vários aspectos a serem observados como:

a) informação a ser transmitida;

b) transmissor;

c) receptor;

d) protocolo da comunicação;

e) meio ou canal da transmissão.

Sentido de transmissão

A transmissão de dados entre dois pontos pode ser realizada de várias formas, onde a necessidade, velocidade e o meio determinarão qual tecnologia será empregada. O sentido de uma transmissão está relacionado com a tecnologia e o meio físico que interliga os comunicadores e os tipos de transmissão são conhecidos como:

a) simplex, onde os dados trafegam em um único sentido, saindo do transmissor e chegando ao receptor, ou seja, só um transmite e o outro recebe, sendo que suas funções não se invertem;

b) half duplex, onde há a comunicação entre os pontos em ambos os sentidos, mas elas acontecem em tempos diferentes, ou seja, quando há transmissão não há recepção e vice versa;

c) full duplex, onde há comunicação nos dois sentidos e elas podem acontecer simultaneamente.

Podemos verificar na Figura abaixo a representação dos sentidos de transmissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com