TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes De Computadores

Artigos Científicos: Redes De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  2.348 Visualizações

Página 1 de 5

EXERCÍCIO

FUNDAMENTOS DE REDE

Seção 1.1

1) Qual é a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

2) A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Como a Wikipédia descreve um protocolo diplomático.

3) Por que os padrões são importantes para os protocolos?

Seção 1.2

4) Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.

5) A taxa de transmissão HFC é dedicada ou compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por quê?

6) Cite as tecnologias de acesso residencial disponíveis em sua cidade, Para cada tipo de acesso, apresente a taxa downstream, a taxa upstream e o preço mensal anunciados.

7) Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet?

8) Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.

9) Modems discados, HFC, DSL E FTTH são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma faixa de taxas de transmissão e comente se a taxa de transmissão é compartilhada ou dedicada.

10) Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.

Seção 1.3

11) Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são R1 e R2 respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena-e-reenvia, qual é o atraso total fim a fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento).

12) Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

13) Suponha que usuários compartilhem um enlace de 2 Mbits/s e que cada usuário transmita continuamente a 1 Mbits/s, mas cada um deles transmite apenas 20% do tempo. (Veja a discussão sobre multiplexação estatística na Seção 1.3.)

a) Quando a comutação de circuitos é utilizada, quantos usuários podem ser admitidos?

b) Para o restante deste problema, suponha que seja utilizada a comutação de pacotes. Por que não haverá atraso de fila antes de um enlace se dois ou menos usuários transmitem ao mesmo tempo? Por que haverá atraso de fila se três usuários transmitem ao mesmo tempo?

c) Determine a probabilidade de um dado usuário estar transmitindo.

d) Suponha agora que haja três usuários. Determine a probabilidade de, a qualquer e momento, os três usuários transmitirem simultaneamente. Determine a fração de tempo durante o qual a fila cresce.

14) Por que dois ISPs no mesmo nível de hierarquia farão emparelhamento? Como um IXP consegue ter lucro?

15) Alguns provedores de conteúdo criaram suas próprias redes. Descreva a rede da Google. O que motiva os provedores de conteúdo a criar essas redes?

Seção 1.4

16) Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do atraso que formam o atraso fim a fim. Quais deles são constantes e quais são variáveis?

17) Visite o applet “Transmission versus Propagation Delay” no site de apoio do livro. Entre as taxas, o atraso de propagação e os tamanhos de pacotes disponíveis, determine uma combinação para a qual o emissor termine de transmitir antes que o primeiro bit do pacote chegue ao receptor. Ache outra combinação para a qual o primeiro bit do pacote alcança o receptor antes que o emissor termine de transmitir.

18) Quanto tempo um pacote de 1.000 bytes leva para se propagar através de um enlace de 2.500 km de distância, com uma velocidade de propagação de 2,5 . 108 m/s e uma taxa de transmissão de 2 Mbits/s? Em geral, quanto tempo um pacote de comprimento L leva para se propagar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com